logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Vantagens e desvantagens do bitmap

by João Alexandre on November 7, 2011

in Teoria geral

Vantagens e desvantagens do bitmap

Vantagens

O software bitmap presta-se particularmente bem a imagens fotográficas e outras de tom contínuos, como quadrados ou ilustrações. Uma fotografia captura uma perspectiva realista do que vemos em nosso redor. Neste contexto as matizes e sombras fundem-se impreterivelmente uns com os outros em todas as direcções.

Imagem bitmap olho

Imagem bitmap olho

Este efeito de tom contínuo seria impossível de reproduzir realisticamente utilizando formas desenhadas. Os scanners lêem uma imagem através da gravação dos valores de cor em milhares ou milhões de pontos de um lado ou outro e do topo ao fundo. Quando estas cores são apresentadas no monitor do computador como pixels, são demasiado pequenas para serem vistas individualmente, mas dão ao observador uma ideia de alteração contínua de tons. As ferramentas do software podem alterar valores de pixels de forma gradual, mantendo o realismo.

A quantidade de pormenores que podem ser vistos numa imagem digitalizada depende inteiramente de quantas vezes por polegada é feita a digitalização para gravar os valores de cor, a este número é chamada resolução. A alta resolução é obtida quando a informação do pixel é gravada em 300 vezes por polegada (300 dpi), já a baixa resolução pode gravar até 72 pixels por polegada (72dpi)

Desvantagens

Como tudo o que tem vantagens também tem desvantagens e as imagens bitmap não são excepção. As imagens bitmap têm duas desvantagens, em termos de armazenagem digital, os ficheiros bitmap utilizam a memória de forma intensiva.

Imagem bitmap ampliada

Imagem bitmap ampliada

Os valores de cada pixel que forma a imagem devem ser identificados e gravados digitalmente, esta informação pode ser comprimida até certo nível, utilizando formatos de compressão como LZW ou JPEG. Em segundo lugar, como uma imagem bitmap não tem outra estrutura para além de uma sequência de pixels dispostos numa grelha, a única forma de o aumentar é tornar maior cada pixel, isto faz com que a imagem fique sem qualidade ou seja pixelizada.

A melhor forma de evitar isto é digitalizar a imagem com uma resolução suficientemente alta para permitir o aument (ou passá-la para formato vectorial, ou melhor ainda, começar logo a trabalhar em formato vectorial).

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)