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O truque é segmentar o seu negócio

by João Alexandre on August 8, 2011

in Geral

Como segmentar o seu negócio pode ser bom

Concentrar-se num só aspecto do seu negócio pode-lhe trazer muito mais clientela

Muitos empresários querem fornecer a maior quantidade de serviços para a maior parte das pessoas possíveis. É fácil cair nesta armadilha de querer fazer um pouco de tudo para toda a gente. Eu sei, porque já caí nela (em relação ao logotipo).

AInda me lembro quando comecei com a minha agência. Eu fazia o mesmo tipo de trabalho de design gráfico, como o design do logotipo e posters, vinil, depois desenhos, impressão de CDs, escrita, revisão newsletter, websites, web marketing, copywriting, publicidade, etc, a lista é bem longa. Eu pensei que ao ofercer uma série de serviços que eu ia ter mais clientela e mais negócio. Portanto continuei a pensar em novas maneiras em que eu podia oferecer mais serviços e em como é que eu me podia posicionar adequadamente para eles.

O problema é que eu estava a estender-me ao comprido, e demasiado, e a impressão que eu estava a passar aos meus clientes era que, já que eu não era bem um expert num determinado, e numa única área (design do logotipo), que eu não devia de ser bem pago para o trabalho.

Eventualmente isto levou a um ponto de saturação no qual eu não conseguia mais continuar. A alternativa era fornecer menos serviços. Que idéia revolucionária, eu já tinha ouvido falar na palavra “segmento”, ou “nicho” do mercado várias vezes mas eu pensava que não se aplicava àquilo que eu estava a fazer ou à minha área. Nicho, ou segmento, significa apenas concentrarmo-nos numa determinada área e aos mercados que vamos oferecer o nosso serviço. Portanto decidi agir e perseguir esta idéia. À medida que o tempo foi passando eu adaptei a minha maneira de trabalhar para ir progressivamente oferecendo menos serviços do que eu costumava oferecer.

No meu site e nas minhas conversas com os clientes eu só falava naquilo que eu ia fazer, que era design do logotipo e outro tipo de design relacionado (cartões, etc). Já que eu só fazia uma linha muito específica de trabalho, eu comecei a ter mais pessoas interessadas em contratar-me para as necessidades deles já que eles pensavam então que a minha linha de trabalho se aplicava directamente ao que eles estavam à procura. Acabei por fazer mais vendas e ter mais contactos extra dos meus clientes e as coisas começaram a andar bastante bem. Foi só quando eu comecei a segmentar mais os meus serviços que as coisas começaram a ficar ainda melhores. Agora concentrei os meus serviços como profissional na minha área como só fazendo design do logotipo para pequenas empresas. Eu estava a movimentar-me horizontalmente ao limitar o tipo de serviços que eu estava a oferecer, e verticalmente, ao limitar o tipo de serviços aos quais eu estava a oferecer os meus serviços.

Isto não quer dizer que acaba tudo só com o design do logotipo, e só para pequenas empresas. Quando alguém se converte num cliente meu, é mais fácil oferecer-lhe outro tipo de serviços noutras áreas para ajudar aos seus esforços de marketing, se eles precisassem de estacionários ou dum site ou de qualquer outro trabalho gráfico customizado nos carros/carrinhas e etc. Os empresários também me podiam referir a outros empresários à frente de empresas maiores (médias empresas digamos), aos quais eu felizmente lhes fornecia os meus serviços também e lhes dava uma solução com a qual podia ficar satisfeitos.

Assim, eu ainda era capaz de fazer o mesmo tipo de trabalhos de antigamente, apenas não tão frequentemente, e além do mais a minha clientela reconhecia-me mais fácilmente como alguém que deve savwe aquilo que estava a fazer porque eu só fazia um tipo muito específico de trabalho (logotipos), pelo menos como regra geral. E depois de serem meus clientes, eles são depois mais receptivos a outro tipo de serviços que eu posso sugerir ou que eles possam querer que eu lhes faça.

Não tenham medo de concentrarem ou segmentarem os vossos serviços numa ou outra área, pode revelar-se como uma das melhores jogadas que você pode fazer pelo seu negócio.

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