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Top 10 logótipos simples e eficazes

by João Alexandre on August 3, 2010

in Mostras de logotipos

Temos a tendência de concentrarmo-nos mais nos logos complicados, certamente porque há mais para falar. No entanto, poucos consumidores pensam como os logos simples, com desenhos minimalistas em torno deles têm um efeito muito eficaz. Não precisa de passar muito tempo a pensar como é logótipo da Nike, pois ele está no seu subconsciente. Em baixo, pode ver os dez logótipos mais simples, juntamente com o que os torna tão eficazes.

1. Logo da Nike
Este logo pode parecer uma forma básica, mas diz muito sobre a marca. Esta forma simples comunica movimento, mudança e inovação numa forma única, sem palavras. Como bónus, também se assemelha a uma versão arredondada do visto. Porque o símbolo é diferente de qualquer outra forma e imagem usada em logótipos, é altamente reconhecível e fácil de identificar. Este logótipo provavelmente contribui-o para o sucesso desta empresa, bem como a sua capacidade de se expandir continuamente a novos mercados.

2. Logo da Apple
A maçã mordida será sempre inevitavelmente relacionada com a empresa Apple, o que significa que este logo foi bem sucedido. Embora a imagem tenha sido usada em várias cores, desde uma com arco-íris, a uma prateada, mas mesmo assim é associada à Apple. A maçã mordida é o segredo para esta equação. Ela desperta interesse suficiente para manter as pessoas a olhar, e não complica o desenho do logo nem diminui a sua simplicidade.

3. Logo da WWF
Esta organização sem fins lucrativos, tem um logo que mudou muito pouco ao longo das décadas, em parte porque não há nenhuma razão para fazer uma mudança substancial desta imagem simples e eficaz. As iniciais são arredondadas e amigáveis, mas ousado o suficiente para ter uma presença definitiva. Este arredondamento suave é reflectido no urso panda circular. Porque um urso panda é um animal facilmente reconhecido e que necessita de protecção de organizações como esta, foi uma escolhe bastante apropriada.

4. Logo do London Underground
Este logo bem conhecido apresenta um círculo vermelho intersectado por uma barra azul. Embora isto pareça simples, ele realmente diz muito. As formas como os círculos tornam-se adequadas para qualquer tipo de serviços públicos. O círculo usado tem a forma de um túnel do metro. O vermelho e o azul utilizados são as cores da bandeira britânica, enquanto a escrita arredondada em branco na barra azul torna-se de leitura fácil. Este logo é fácil de reconhecer à distância, o que é crucial para os sinais do metro. No entanto, também é distintamente britânico nas cores e muito apropriado para a sua indústria, o que o torna pertinente.

5. Logo da FedEx
O azul profundo é relaxante e digno de confiança, enquanto o laranja é jovem e divertido. A combinação é de alto contraste e muito cativante. Embora seja geralmente percebido como um texto logo, ele de facto tem a imagem de uma seta escondida dentro das letras “Ex”.

6. Logo USA Network
Os canais de televisão exigem demasiado quando se trata de um logo. Primeiro, eles devem ter um logótipo que comunica exactamente o que os torna diferentes a eles e à sua programação do resto da concorrência. Em segundo lugar, eles devem ter um logótipo que é simples o suficiente para ser reconhecido no canto da televisão. O desenho do logótipo do canal E.U.A. satisfaz ambos os requisitos. A forma como o ‘S’ é criado a partir do espaço negativo é interessante e inteligente. Por último, a utilização de letras minúsculas adiciona um toque amigável que é tão importante no entretenimento.

7. Logo da Coca-Cola
Poucas empresas têm conseguido o nível de sucesso de que a Coca-Cola beneficia, e essa superioridade é mostrada no próprio logótipo. Em vez de uma imagem complicada, o logótipo é o nome da empresa escrito como se fosse uma assinatura. A forma como as letras terminam em formas redondas é muito relevante para transmitir as bolhas do refrigerante e também dá uma sensação de movimento. A cor vermelha é vista frequentemente em logos de alimentos e bebidas, e é apropriada neste logo também.

8. Logo da BBC
A BBC é uma empresa clássica, confiável e com uma longa história, o que faz do tradicional quadrado uma forma ideal para este logo. As letras são finas e imponentes, o que cria uma sensação de equilíbrio contra as formas pesadas a preto. Não há muito mais para dizer sobre este logótipo, mas toda a gente o reconhece e o associa com a empresa que representa.

9. Logo da Mercedes Benz
O desenho do logótipo para esta empresa de luxo é visto nas ruas e invejado por todos, é um testemunho da sua simplicidade e alto reconhecimento. A forma circular é amigável, mas há uma história por detrás deste logótipo simples. A Mercedes fabricou aviões, e o seu logo é uma representação aproximada das hélices do avião. Esta relação do logo com a história da empresa não é muito conhecida, mas definitivamente cria uma imagem atraente.

10. Logo da Shell
Este é outro logótipo que envelheceu bem, continua a ser relevante num mercado sempre em mudança. A forma da concha, obviamente relaciona-se directamente ao nome, enquanto o vermelho e o amarelo fornecem alto contraste. Os raios na concha, combinados com o amarelo brilhante, criam uma semelhança subtil de um nascer do sol, o que o torna positivo e amigável.

Conclusão
Por que é que os logótipos mais simples por vezes funcionam tão bem? Primeiro, porque são fáceis de lembrar. Em segundo lugar, eles tendem a ser mais atraentes. Embora existam certamente casos em que um logótipo mais complicado é igualmente eficaz, nada pode tocar o apelo intemporal destas obras de arte, às vezes “menos é mais”.

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