logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Start-Up Programme Junior Achievement – T4TI

by João Alexandre on March 29, 2012

in Empresas

T4ti

A Joana, o Fábio e o Ricardo

Logótipo T4ti

Logótipo T4ti

Start-Up Programme Junior Achievement

O Start-Up Programme Junior Achievement é um programa que procura dar oportunidades aos estudantes para entrarem dentro da realidade empresarial. Segundo a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Start-UP Programme Junior Achievement:

[...]visa aproximar a comunidade estudantil da realidade empresarial, oferecendo uma formação em empreendedorismo a estudantes universitários, através da criação de um plano de negócios para o lançamento de uma nova empresa com um produto ou serviço inovador. O programa desenvolve-se com o apoio de professores da U.Porto e de colaboradores do Millennium BCP (patrocinador do programa).[...]

A U.Porto é a única universidade a nível nacional a conquistar um prémio Europeu da Junior Achievement. Em 2010 ficou em 3º lugar e, em 2011, em 1º lugar e também ganhou o Intel Innovation Award. Estes prémios foram conquistados por estudantes da U.Porto, acompanhados por docentes (voluntários) desta mesma universidade e voluntários do MBCP.

– fonte: Start-Up Programme @ U.Porto

E foi um grupo de estudantes, que formaram a T4ti, que num belo dia de Inverno me contataram para lhes dar uma melhor oportunidade de poderem chamar mais à atenção ao precisarem de um logótipo, algo que pudesse ser o ponto de partida para o branding da sua empresa, do seu projecto e das suas idéias.

E a T4ti é constituída por:

Joana Rodrigues (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
Fábio Vieira (Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
Ricardo Machado (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

O projecto do Fábio, da Joana e do Ricardo é interessante, foi essa à conclusão que cheguei depois de termos falado sobre os seus objetivos e da idéias e projetos que têm estabelecidos para o futuro.

Eles têm as idéias claras e um caminho muito preciso que delinearam em relação aos objetivos que querem alcançar. Também ajuda serem organizados e terem um produto bastante inovador com grandes capacidades de sucesso.

O logótipo da Joana, do Fábio e do Ricardo procura transmitir os valores e os ideais por detrás do empreendedorismo destes jovens dinâmicos, com base no briefing que eles estabelecerem… e reparem no bom nível de organização que eles têm:

O nome da nossa empresa é “T4ti”. Significa tecnologia/technology para “ti”. O 4 significa “for” (para) e “four” (quatro), uma constante no nosso projeto. O 4 está presente em todas as colecções.

Somos uma empresa na área da tecnologia/têxtil/moda. O nosso produto baseia-se no conceito de moda high-tech.

Estamos a concorrer no âmbito do concurso JuniorArchivementProgrammeStart-Up, que é para empresas/produtos/serviços inovadores. A nossa ideia está associada a um produto viável e tem que ter uma vertente ecológica (produto ou empresa). A nossa área de negócio é a concepção, produção e distribuição, tendo uma vertente muito forte de proximidade com o cliente B2C.

É neste aspeto que precisamos de um logótipo que traduza o nosso público-alvo: jovens irreverentes, ousados, com espírito vencedor.

Os nossos têxteis estão intrinsecamente associados à tecnologia, à música e à moda em si.O nosso produto é um casaco tecnológico com ligação a telemóvel/mp3, com colunas incorporadas, entre outros. Temos uma linha desportiva, uma linha quotidiana e uma mais direccionada para o público feminino. Uma quarta versão será personalizável pelo e para o cliente.

Nós gostávamos de ter um logótipo separado do nome da empresa, estando sempre associado ao nosso público (“TI”). O logótipo tem de ser passível de estar na própria roupa e em todo o material gráfico e de comunicação. Sendo uma empresa associada à moda, gostaríamos que o logótipo fosse ligado a isso.
Como informação adicional (pode ajudar) introduzimos algumas caraterísticas da equipa: dinâmica, proativa, ousada, orgulhosa, batalhadora e determinada).

Uma ideia que também tem que estar associada ao logótipo da empresa é a internacionalização, pois vamos apostar nisso.

– fonte: Joana, Fábio e Ricardo [T4ti]

E eis a explicação do logótipo e como ele se enquadra no conceito da T4ti, escrito pelos próprios fundadores da empresa, a Joana, o Fábio e o Ricardo:

[...]correlacionamos o nosso logótipo com duas das maiores invenções, o fogo através de uma fogueira (parte exterior em laranja), relacionando com a roda (parte interior a preto unida forma a roda). Apresentamos a próxima maior invenção de todos os tempos: T4ti com a junção dos dois símbolos. Num sentido geral, ainda atribuímos o valor de um asterisco, na medida em que na empresa há sempre algo mais a acrescentar, a dizer e a melhorar (porque, para nós, cada cliente é uma pessoa e não um número).

Logótipo T4ti - Junior Achievement Start Up Programme

De cima para baixo - Logótipo original; Logótipo para fundo branco; Logótipo para fundo preto

Conclusão
Vamos desejar os parabéns à T4ti e à Joana, Fábio e Ricardo pelo nível de compromisso e consistência que estão a ter em relação a este projeto deles, e também desejar-lhes muito boa sorte para o Junior Archivement Programme Start-Up, e que eles sejam escolhidos como os melhores… porque eles merecem.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)