logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Como poupar dinheiro na impressão

by João Alexandre on November 21, 2011

in Ferramentas e recursos

Como poupar dinheiro na impressão

Do seu material promocional

Existem várias dicas que nos podem fazer poupar dinheiro na hora da impressão. Aqui vão algumas.

 

O trabalho deve ser verificado por mais do que uma pessoa.
Apesar de parecer um bocado óbvio, não importa quantas vezes se verifica o texto, pode-se deixar passar o mesmo erro cada vez que se faz a correcção. Outro par de olhos facilita bastante as coisas, quanto mais pessoas corrigirem o texto melhor. Infelizmente conteúdo impresso é diferente do online, depois de impresso os erros não podem ser corrigidos.

Poupar dinheiro na impressão
Não há necessidade de imprimir o seu flyer A5 numa grande impressora comercial, o melhor é fazer uma procura por gráficas ou centros de impressão especializados para pequenas impressões, o que pode fazer com que tenha preços bastante competitivos.

Fazer uma maquete
Se está a criar um folheto dobrado, vale sempre a pena imprimir as páginas na sua impressora para ter a certeza que estão na ordem correcta. Se mesmo assim não tiver a certeza, o melhor é pedir ajuda à gráfica, que eles verificam a montagem.

Imprimir a quantidade certa
Uma segunda impressão fica bem mais cara do que a primeira impressão mais exemplares, por exemplo vamos supor que manda imprimir 5oo exemplares, mas afinal eram precisos mais 400, mandar imprimir uma segunda vez mais 400 vai ficar mais caro do que se imprimisse logo 1000 da primeira vez. Tenha a certeza da quantidade certa, pois isto vai ajudá-lo a poupar dinheiro.

Retocar as Imagens
Ajustando os “levels” (em “image menu” > adjustments’ > ‘levels”) das imagens no Photoshop, fica-se com a certeza que as áreas brancas ficam brilhantes e o o preto fica realmente preto. Caso tenha digitalizado alguma imagem é importante ter em mente que as cores impressas ficam mais escuras depois de digitalizadas.

A opacidade do papel
Se virarmos o jornal contra a luz, pode-se ver o texto e as imagens da outra página, isto pode parecer bem na indústria dos jornais onde os custos com o papel são astronómicos, mas obviamente não se quer que uma brochura tenha o mesmo efeito. É importante escolher-se um papel com uma boa gramagem (acima de 150gms) não só se previne que isto aconteça, como as cores na impressão vão ficar mais brilhantes.

A qualidade do Papel
Papel barato faz transparecer baixa qualidade é esta impressão que quer dar? Se formos a ver a diferença que se tem de pagar por um papel de qualidade não é assim tão grande. A gráfica pode sempre aconselhar qual o melhor papel a utilizar. O que também influência na escolha do papel é a quantidade de tinta que se vai usar, se se tiverem grandes áreas de preto, vai ser necessário um bom papel, para prevenir que o papel se deforme. E lembre-se que a aparência das cores depende da brancura do papel, se é muito brilhante ou amarelado.

Aplicação de verniz
Se depois da impressão o trabalho é para ser empilhado e embalado, tem de se ter cuidado para que a tinta não passe de um folheto / cartaz / cartão de visita para outro durante a armazenagem e transporte. A aplicação do verniz pode ser uma prevenção útil. Também se pode considerar revestimento aquoso para protecção contra marcas de dedos e arranhões. Muitas máquinas de impressão podem aplicar o pó anti-offset, que é um pó fino levemente pulverizado sobre a superfície impressa do papel. Isto normalmente é suficiente para evitar que a tinta passe, mas em caso de dúvida, pergunte na gráfica.

Impressão de quatro cores de um lado e preto do outro
Se quiser uma impressão a cores, mas o seu orçamento não dá para arcar com os custos, pode sempre imprimir um lado a cores e o verso só a preto. As empresas de jornais usam esta técnica para dar a aparência de impressão a cores, contudo muitas vezes só um lado é que é a cores, enquanto que o verso é só a preto. Isto faz poupar dinheiro e ainda assim dá uma aparência de qualidade.

Ficar atento ao desperdício
É bom perguntar sempre na gráfica se existe algum espaço na área de impressão para trabalho extra. Talvez dê para imprimir alguns cartões de visita extra na mesma impressão e poupar algum dinheiro. Desta maneira está a aproveitar desperdício de papel.

 

CONCLUSÃO

Lembre-se que a melhor forma de poupar dinheiro nas impressões é perguntar directamente à gráfica, eles são os que sabem melhor. Se tiver alguma dica ou conselho não hesite em partilhar connosco, força, deixe-nos o seu comentário.

Posts relacionados:

  1. Criar logótipos como prática

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)