logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Ponto linha e área – Parte II

by João Alexandre on October 21, 2011

in Teoria geral

Ponto linha e área – Parte II


Se ainda não o fez, leia Ponto, Linha e Área – parte I

A área é uma superfície ou plano definido e funciona como um contentor visual, atraindo a atenção para o seu conteúdo ou limites. Os designers gráficos preocupam-se com a área como um meio para definir formato e proporção e como uma forma de acompanhar a observação inerente a um design a qualquer escala.

É relativamente fácil ser-se distraído por elementos dispersos na superfície sem se perceber que a área é também um poderoso elemento por direito próprio, áreas vazias podem criar energia num design e pode ser utilizada para direccionar o olhar de um lado para o outro. Esta energia é conhecida como espaço branco dinâmico.

A escolha do formato é escolhida pelo conteúdo do trabalho, pelas características de produção ou por ambos. Existem alguns formatos testados que provaram ser particularmente adequados a uma enorme variedade de utilizações. A impressão, por exemplo, faz uso frequente das séries standard internacionais de tamanhos de papel A e B, que são baseadas num rectângulo com lados no rácio de 1:1,414, sendo este último número a raiz quadrada de 2.

A dobragem repetida em paralelo com o lado mais pequeno permite que o papel nestes formatos seja dividido em mais rectângulos, todos na mesma proporção de 1:1,414, dando ao designer um leque flexível de tamanhos proporcionalmente relacionados com que trabalhar.

A divisão em partes iguais de uma área transmite um sentimento estático, enquanto a divisão contrastante comunica um maior dinamismo. A secção de ouro tem sido utilizada há séculos como uma fórmula para criar harmonia. Nesta fórmula, a relação da área mais pequena com a maior é igual à relação entre a área maior e o todo aproximadamente 8:13.

Posts relacionados:

  1. Ponto linha e área – Parte I

Leave a Comment

1 trackback

Previous post:

Next post:

(additional scripts)