logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Ponto linha e área – Parte I

by João Alexandre on October 18, 2011

in Teoria geral

Ponto linha e área – Parte I



O ponto a linha e a área são os elementos base utilizados em design gráfico e, a maneira como são utilizados vai afectar a percepção global de qualquer comunicação. A maioria das decisões básicas visuais de design envolve alguma combinação representativa destas formas e elementos.

O ponto indica posição e actua como um ponto de paragem visual, um único ponto colocado sobre uma página branca atrai de imediato e concentra o olhar. O olhar sente uma relação entre ele e os limites do papel.

Acrescentar um segundo ponto sugere um posicionamento relativo e estabelece uma relação automática com o primeiro ponto, desviando a atenção da área circundante. À medida que o olhar se move entre os pontos vê uma linha recta imaginária. Quando é acrescentado um terceiro ponto, este irá relacionar-se com estes três pontos de referência e cria um triângulo imaginário. À medida que são adicionados mais pontos à página, aparecem grupos e subgrupos de padrões. O posicionamento destes agrupamentos, uns em relação aos outros, determina a sequência de visualização e os níveis de importância.

A linha indica direcção, pelo que conduz o olhar, vai também encorajar o olho a manter-se para além do seu comprimento. Pode ser subentendido através da justaposição de dois elementos, como um ponto, ou na realidade como numa linha desenhada, uma linha de texto, uma régua tipográfica ou um conjunto de imagens ou outros elementos.

A localização estratégica de várias linhas pode criar a ilusão de profundidade. As linhas também podem ser criadas para sugerir forma, delinear, inserir ou dividir destacar e actuar como marcador visual.

Na parte II vamos falar um pouco mais em áreas, formatos e divisões. Clique para ler a parte II: Ponto, Linha e Área – parte II

Leave a Comment

1 trackback

Previous post:

Next post:

(additional scripts)