logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Os perigos das galerias de logótipos

by João Alexandre on June 22, 2011

in Produtividade

E como isso afecta os designers de logos



A internet é um espectáculo.

Ao termos acesso a ela, podemos visitar uma míriade de sites e blogs sobre todo o tipo de coisas que queiramos, ou sobre o tipo de indústria ou área em que trabalhamos.

Os designers gráficos que criam logos têm à sua disposição na net uma gama variada de sites que têm galerias cheias de logos para eles tirarem inspiração, ou acompanhar as tendências do design do logotipo.

Este tipo de sites, ou mostra logos que existem pela net, ou têm pessoas e designers que enviam a estas galerias os seus logos, a partir dos quais eles depois escolhem e só mostram os melhores.

Isto quer dizer que a qualidade do trabalho, pelo menos nas galerias de logotipos mais conhecidas, é bastante elevada, para manter a atenção das pessoas e designers que reconhecem bom trabalho quando o vêem.

Logospire

Galeria Logospire em logospire.com

Bem, isto é tudo muito bonito, o problema é que é muito fácil para alguém habituado a estas andanças das galerias de logos de perder a noção do tempo (bem, basicamente, navegar pela internet é a mesma coisa), quando eles podiam estar a trabalhar e estão em vez disso a adiar o inevitável: trabalhar, fazer alguma coisa produtiva.

Se estás no ramo do design gráfico, presta atenção ao tempo que andas a perder pela net a pesquisar pelas galerias, blogs e outros sites que listam logos. Quanto tempo é que andas a perder específicamente? Presta atenção ao tempo no momento em que vais começar a navegar pelos sites. Olha para o relógio do computador por exemplo. Quando acabares, olha outra vez para as horas e vê quanto tempo é que gastaste (ou perdeste) a olhar para aqueles logos todos bonitões.

Talvez não estejas a usar o teu tempo todo duma vez enquanto navegas pelas galerias, secalhar só visitas assim de vez em quando ao longo do dia em vez de assim o fazer todo duma vez, como maneira de fazer passar o tempo quando na verdade estás a adiar um projecto ou logotipo qualquer no qual devias estar a trabalhar. O problema é que alguns de vós ainda podem pensar que estão a usar este tempo como “tempo de inspiração”, portanto na vossa cabeça acham que isto é produtivo e que conta como horário de trabalho.

Galeria de logos Logofaves

Galeria Logofaves em logofaves.com

Ter um plano e aderir com rigidez ao plano de usar um tempo limitado para ser usado como tempo de pesquisa para usar estas galerias como inspiração, é bom, e pode ser usado como táctica para tirarmos idéias (mas não roubar os logotipos dos outros), então tudo bem, mas normalmente isso não é o caso, e poucos têm a força de vontade ou percepção de saber quanto tempo exactamente é que estão a gastar ou que podem gastar.

O que acaba por acontecer é que os designers acabam por perder muito tempo a navegar por estas galerias para ter a certeza que “estão prontos” antes de começar um certo projecto (ou continuá-lo) que têm em mãos.

Péssima desculpa: nunca ninguém está verdadeiramente preparado, mais vale deixar as perdas de tempo e desculpas para trás e não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje, e agora.

Aqui a questão não é que não possamos usar algum tempo a navegar por estas galerias de logos. Estas galerias até são boas para nos motivar ao sabermos o grande trabalho de qualidade que anda a ser feito por aí, mas é uma coisa que não se deve usar como desculpa para evitar o verdadeiro trabalho, porque isso assim é pura procrastinação.

Galeria de logótipos Logopond

Galeria Logopond em logopond.com

Secalhar agora seria o momento ideal para dar uma recomendação sobre que livro ou artigo ler sobre procrastinação, ou sobre como não adiar as coisas na nossa vida, mas ler qualquer coisa sobre procrastinação, é em si, procrastinação (ehehe). Mais vale sermos um homem (ou mulher) e fazer aquilo que é preciso fazer. Sim, vai ser chato. Sim, vai implicar, *gulp*, trabalharmos, mas assim que se consegue alguma coisa da vida.

Vai haver uma certa tendência para voltar para os hábitos antigos. Desde que façamos as nossas “pesquisas” duma maneira controlada e usemos a nossa força de vontade adequadamente, vamos chegar à conclusão que quanto mais aguentarmos a tentação, mais fácil vai ser ao longo do tempo e vamos acabar por usar melhor o nosso tempo para fazer trabalho que está à nossa espera, e eventualmente vamos ganhar mais experiência da maneira como estamos a usar o nosso tempo melhor.

Portanto ponham-se a mexer.



P.S.: As 3 imagens destas galerias de logos que meti aqui servem só como exemplo: há uma série delas por aí, e eu, de propósito, não meti um link para elas para nenhum designer que esteja a ler isto clique e vá mais uma vez perder tempo de volta destas galerias. Eu até penso em vocês… =)

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)