logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Pantone Matching System

by João Alexandre on May 21, 2012

in Ferramentas e recursos

Pantone

Pantone Matching System

Se um projecto de design gráfico tiver apenas uma ou duas cores, não é necessário utilizar o processo de quadricomia. Um Pantone é muito mais útil para impressão a uma ou duas cores do que o CMYK. O Pantone Matching System foi desenvolvido para ir de encontro às necessidades dos designers que desejam especificar uma cor especial.

Trata-se essencialmente de um conjunto de pigmentos normalizados e um livro de fórmulas, sob a forma de amostras de cor, contendo centenas de cores que podem ser criadas misturando determinadas quantidades destes.

Ao seguir estas fórmulas de cores, os impressores por todo o mundo podem misturar e obter o equivalente a qualquer cor Pantone a partir do seu stock base e utilizá-las nas suas impressoras.

As cores resultantes são tintas de cor sólida, conhecidas como cores especiais, e são um pouco diferentes das cores simuladas pelos pontos de meios-tons no processo de impressão a quatro cores. Graças ao leque de cores mais forte e maior, muitas misturas de cor Pantone podem ser mais vivas e vibrantes do que aquelas obtidas utilizando apenas CMYK.

O designer gráfico pode encontrar nos software o maior leque de escolha de cores, para impressão, a gama completa de cores Pantone, bem como os controlos de cian, magenta, amarelo e preto (CMYK) para misturar as cores processuais.

Pode-se escolher uma cor Pantone para ser impressa como uma cor especial, ou uma para ser simulada através de cian, magenta, amarelo e preto. A simulação pode ser um sucesso, mas na maioria dos casos, uma boa equivalência não pode ser obtida, pois a cor Pantone está para além do leque possível de obter pelo processo de quadricomia.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)