logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Origem do logótipo e das marcas

by João Alexandre on October 15, 2010

in Teoria do logotipo

As origens e a história do design de logótipos

E o que o futuro nos reserva

Ouvimos falar muito sobre as marcas, logótipos e sua importância no mundo moderno. Todos os dias vemos inúmeras marcas com os seus logótipos criativos. Mas será que alguma vez se perguntou de onde surgiram e qual a evolução dos logos? Siga-nos nesta breve viagem dos logótipos desde os tempos antigos até à era moderna.

Génesis pelos gregos

O termo logo, ou logotipo deriva do grego “Logos”, que significa “palavra”. Na Grécia antiga usavam-se como logo as moedas, que eram usadas pelos gregos para transmitir mensagens secretas dos seus reis e governantes. Muitas moedas gregas e romanas retratavam os monogramas (ou logos, como dizemos hoje) dos governantes.

Marcas dos Comerciantes

No século XIII eis que entramos na verdadeira era do comércio e do princípio dos burgueses e da burguesia. Os monogramas desenvolveram-se em marcas para os comerciantes. Os primeiros traços do design de logótipos incluem as marcas dos agricultores, ourives, fabricantes de papel e outros revendedores. Os agricultores usavam selos de ferro quente para distinguir o seu gado (e também as ferraduras nos cavalos). Por volta do século XVII, todo o comerciante importante tinha uma marca comercial ou uma marca com o seu nome próprio.

Revolução Industrial

O maior contributo para o desenvolvimento do design de logótipos foi a mudança que se deu no século XVIII, da era agrária para a era industrial. Com a chegada da fotografia e da litografia, as marcas começaram a ganhar muito mais qualidade. Inovadores nas artes visuais e no processo da litografia, como a empresa do francês Rouchon (1840), do Joseph Morse de Nova York (1850), e em Inglaterra o Frederick Walker (1870), desenvolveram um estilo de ilustração que ia para além dos tons, da representação da arte para a imagem figurativa com secções de cores brilhantes.

Logótipos para empresas

Um dos primeiros logótipos mais famosos que já foi desenvolvido para uma multinacional foi para a seguradora Prudential “The Rock of Gibraltar”, que data da década de 1890… e ainda assim este logotipo parece surpreendentemente moderno.

Logotipo Prudential

Logotipo Prudential

Outra identidade corporativa também famosa é a marca da RCA, em 1910 (um cão chamado Nipper sentado em frente de uma grafonola com o slogan “His master’s voice”).

Logotipo RCA

Logotipo RCA

Logotipo

O design de logótipos, a sério, começa na década de 1950. O logótipo Chase, desenhado em 1960 por Chermayeff & Geismar é considerado uma referência para o design gráfico contemporâneo nos Estados Unidos. O logótipo Chase com a sua concepção paradigmática foi o primeiro logotipo abstracto da era moderna.

Logotipo Chase

Logotipo Chase

O futuro do design de logótipos

São tantas as tendências do design de logótipos que vimos na última década, que é mais do que certo que o futuro do design de logos vá ser brilhante e promissor.

Previous post:

Next post:

(additional scripts)