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A marca não é apenas o logotipo

by João Alexandre on July 7, 2011

in Teoria do logotipo

Logotipo é importante

Mas o logotipo não é só o que faz a marca

O logotipo é uma combinação de símbolo ou ícone com as letrar ou texto que constitui a tipografia do elemento. Dependendo do logotipo, há logotipos que são constituídos por um ícone ou símbolo exclusivamente, como é o caso da Nike e da Playboy, e outros logotipos que são construídos só com texto, como a Sony E IBM. Normalmente, e regra geral, a maior parte dos logotipos são constituídos com símbolo e texto fazendo o logotipo.

A marca da nossa empresa é a percepção geral que os clientes têm àcerca da empresa. Enquanto que um logotipo é uma parte importante da nossa empresa, o logotipo, enquanto elemento, não é tudo aquilo que a marca é. O que interessa é o pacote total, aquilo que dizemos ou queremos dizer aos nossos clientes, o que vai ser feito através do logo, e também de outras representações gráficas e visuais, juntamente também com o texto escrito nos vários materiais de marketing (missão da empresa, texto no site, texto em catálogos, etc).

Sapatos vermelhos

A simbologia é forte se bem aplicada

É preciso contar a história da empresa por assim dizer, porque a nossa audiência, o nosso mercado precisa de saber quem é que somos e o que é que fazemos para que as pessoas consigam fazer aquela associação na cabeça delas sobre o que é que a nossa marca representa e o que é que a nossa empresa se trata. A história precisa de ser então um pouco a nossa USP, do inglês, Unique Selling Proposition, ou, Proposição de Venda Original/Única, aquilo a partir do qual nos conseguimos destacar dos outros (aos quais o logotipo ajuda). Esta proposição é o que nos vai permitir fazer passar a nossa mensagem duma maneira clara e precisa. A compreensão desta proposição tem de ser fácil e instantânea, e é aqui que um bom logotipo pode ajudar bastante já que adiciona credibilidade à história onde o logotipo tem um papel importante a desempenhar.

Além do logotipo, há uma vasta gama de vocabulário gráfico que podemos usar para melhorar a história e a marca nos nosso materiais de marketing, como design de cabeçalhos, newsletter, backgrounds, layouts, butões e/ou outro topo de parafernália no nossos materiais impressos e virtuais (online). De todos estes suportes/aplicações, o logotipo é o mais importante, mas convém lembrar que sozinho não vai fazer muito, é bom andar acompanhado.

Há também uma série de sítios e suportes onde podemos aplicar estes conceitos, tais como o cartão de contacto, catálogos, site, e até as redes sociais. Há muita gente que diz que estes últimos não são muito importantes mas é bom nos lembrar-mos que, embora possa depender da indústria, as redes sociais estão cá para ficar e podem ser úteis quando aproximadas da maneira correcta e ajudar à construção, manutenção e sucesso da nossa marca.

Assim, o logotipo e todas as outras ajudas gráficas e suportes formam a base da nossa marca e ajudam-na a ser reconhecível ao longo do tempo da sua exposição. Portanto convém que o nosso logotipo, sendo o logotipo um elemento importante, seja bom, profissional e intemporal (que não seja criado com base em modas). Juntamos o logotipo a todos os outros materiais de marketing nas plataformas físicas e/ou virtuais e com o tempo vamos desenvolver uma marca poderosa que nos vai meter à frente da nossa concorrência.

Gráfico a descer

Aproveitar o momento para ficarmos à frente da concorrência

Quantos e quantos empresários desleixam-se no que toca à construção e desenvolvimento da marca deles, porque eles pensam que não vale a pena perder tempo ou dinheiro com este tipo de esforços… portanto, ainda mais podemos tirar partido desta situação para nos destacarmos ainda mais dos outros e colhermos o sucesso que nos espera através do logotipo e da marca… desde que as coisas sejam feitas com aplicação, trabalho, e por quem sabe.

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