logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logótipos de empresas tech

by João Alexandre on October 21, 2010

in Análise logotipo

Logos de empresas tecnológicas

E a sua evolução ao longo dos tempos

Estamos habituados a ver estes logótipos em todo o lado, mas será que sabe como era o aspecto deles desde ao início? Sabia que o primeiro logótipo da Apple era Isaac Newton em baixo de uma macieira? Ou que o logótipo original da Nokia era um peixe?

Vamos ver então a origem dos logótipos de algumas empresas de tecnologia e como eles evoluíram ao longo do tempo.

Logotipo Adobe Systems

Em 1982 os programadores John Warnock e Charles Geschke deixaram de trabalhar na Xerox para iniciarem uma empresa de software, a qual deram o nome de Adobe. Centraram-se na criação de PostScript, uma linguagem de programação usada em edição electrónica.

No inicio Warnock e Geschke fizeram tudo o que podiam para poupar dinheiro. Eles pediram à família e amigos para ajudar, foi a esposa de Warnock, Marva quem concebeu o primeiro logotipo da Adobe.

Logotipo Adobe

Logótipo Adobe


Apple Inc.

Em 1976, Steve Wozniak e Steve Jobs projectaram e construíram um computador caseiro, o Apple I. Como Wozniak trabalhava para Hewlett Packard na altura, ofereceram à HP em primeiro lugar, mas a sua oferta foi rejeitada. Os dois Steves tiveram de vender alguns dos seus bens (Wozniak vendeu a sua calculadora HP programável e Jobs vendeu o seu Volkswagen) para poderem financiar a construção do Apple I.

Alguns meses depois Wozniak criou a máquina de próxima geração: Apple ][ protótipo. Eles ofereceram a Commodore, mas mais uma vez não tiveram sorte. Mas as coisas começaram a correr bem para a Apple, e a empresa começou a ganhar clientes com os seus computadores.

O primeiro logotipo da Apple foi uma imagem complexa de Isaac Newton sentado debaixo de uma macieira. O logótipo tinha inscrito a seguinte frase: " Newton … A Mind Forever Voyaging Through Strange Seas of Thought … Alone." Foi desenhado por Ronald Wayne, que junto com Wozniak e Jobs, fundou a Apple Computer. Em 1976, depois de trabalhar por duas semanas na Apple, Wayne vendeu os seus 10% da empresa por um pagamento único de $800 porque achou que a Apple era um risco muito grande.

Jobs achava que o logotipo era excessivamente complexo e que tinha algo a ver com as fracas vendas da Apple I, portanto ele entregou a Rob Janoff da Regis McKenna Agency a criação de um novo logótipo. Janoff criou o colorido logótipo da Apple usado entre 1976-1999.

Rumores dizem que a dentada no logótipo da Apple deve-se ao facto de Alan Turing o pai da moderna ciência da computação, que cometeu suicídio comendo uma maçã com cianeto. Janoff, no entanto, disse numa entrevista que, embora ele estivesse ciente do trocadilho "byte/bite" (slogan da Apple na época: " Byte into an Apple "), ele desenhou o logotipo com uma dentada para evitar que a maçã fosse interpretada como um tomate ou uma cereja.

Em 1998, supostamente por insistência de Jobs, que tinha acabado de retornar à empresa, a Apple substituiu o logótipo colorido ("o logótipo mais caro jamais concebido, disse o presidente da Apple Mike Scott”), por um logótipo monocromático com uma aparência moderna.

Logotipo Apple

Logótipo Apple


Canon

Actualmente, o logótipo da Canon, com a sua cor vermelho vivo, é familiar em todo mundo. No entanto, o logótipo sofreu uma série de alterações antes de chegar a sua forma actual.

Em 1933, quando Precision Optical Instruments Laboratory foi criada, o nome dado às câmeras fabricadas em uma base experimental na época era Kwanon. Este nome reflecte a benevolência do Kwanon, a deusa budista da misericórdia, e encarna a visão da Companhia de criar as melhores câmeras do mundo. O primeiro logótipo incluía a palavra “Camera” com uma imagem de “Kwanon com 1.000 armas” e chamas.

Quando a companhia pretendeu iniciar a comercialização em grande escala, achou que era necessária uma marca que seria aceite pelos povos do mundo inteiro. Nesta perspectiva, em 1935 o nome da Canon foi registado como marca oficial. A marca foi, portanto, digna de uma empresa envolvida com equipamentos de precisão, onde a precisão é fundamental. É igualmente consagrado o desejo da empresa de atender aos critérios e padrões da indústria mundial. E como a Canon e a Kwanon têm pronúncias semelhantes, a transição correu bem.

Logotipo Canon

Logótipo Canon


Google

Em 1996 os estudantes Larry Page e Sergey Brin graduados em ciências informáticas na Universidade Stanford, construíram um motor de busca que mais tarde viria a ser o Google. O mecanismo de pesquisa foi chamado BackRub, nomeado pela sua capacidade de analisar “back links” para determinar a relevância de um site específico. Mais tarde, os dois renomearam o seu motor de busca para Google, uma brincadeira com a palavra Googol (que significa 1 seguido de 100 zeros).

Dois anos depois, Larry e Sergey foram para portais de Internet (que dominavam a web na época), mas não foi possível obter qualquer pessoa interessada na sua tecnologia. Em 1998, eles começaram a Google Inc. na garagem de um amigo.

O primeiro logótipo da Google foi criado por Sergey Brin, depois de ter aprendido a usar o software gráfico gratuito GIMP. Mais tarde, um ponto de exclamação imitando o logótipo Yahoo! foi adicionado. Em 1999, o consultor de Stanford, Professor de Arte Ruth Kedar desenhou o logotipo do Google que a empresa usa hoje.

Para comemorar feriados, aniversários de pessoas famosas e grandes eventos, o Google usa logos especialmente desenhados para estas datas conhecidos como Google Doodles. O primeiro Google Doodle foi uma referência ao Burning Man Festival em 1999. Larry e Sergey colocaram um boneco na homepage para que as pessoas soubessem por que ninguém estava no escritório, no caso de o site “crashed”. Agora, o Google Doodles são regularmente desenhados pelo Dennis Hwang.

Logotipo Google

Logótipo Google

Logotipo Google doodle

Logótipo Google Doodle


IBM

Em 1911, a International Time Recording Company (ITR, est. 1888) e a Computing Scale Company (CSC, est. 1891) fundiram-se para formar a Companhia Computing-Tabulating-Recording (CTR). Em 1924, a empresa adoptou o nome International Business Machines Corporation e um novo logótipo, com aparência moderna.
No final de 1940, a IBM começou uma difícil transição de cartões perfurados para computadores, chefiada pelo CEO Thomas J. Watson. Para significar esta mudança radical, em 1947, a IBM mudou o seu logótipo pela primeira vez em mais de duas décadas, para um simples logótipo tipográfico.

Em 1956, com a liderança da empresa a ser transmitida ao filho de Watson, Paul Rand (veja o post 10 designers famosos onde o incluo na lista) mudou o logotipo da IBM para ter “uma aparência mais sólida, fundamentada e equilibrada” e ao mesmo tempo, ele fez a mudança suficientemente subtil para comunicar que há continuidade na passagem da liderança de pai para filho.
A última grande alteração do logótipo da IBM – não é assim tão grande – foi em 1972, quando Paul Rand substituiu as sólidas letras, com linhas horizontais para sugerir “velocidade e dinamismo”.

Logotipo IBM

Logótipo IBM


LG Electronics

LG começou a sua vida com duas empresas: Lucky (ou Lak Hui) Industria Química (1947), que fez cosméticos e a Goldstar (1958) uma fábrica de rádios. Lucky Chemical tornou-se famosa na Coreia ao criar o Lucky Cream, que continha um recipiente com a imagem da estrela de Hollywood Deanna Durbin. GoldStar evoluiu da fabricação de rádios, para produzir todos os tipos de electrónicos e electrodomésticos.

Em 1995, a Lucky Goldstar mudou o seu nome para LG Electronics. Na verdade, a LG é um conglomerado sul-coreano, então há toda uma gama de empresas LG, que também mudaram os seus nomes, tais como LG Chemicals, LG Telecom, e até mesmo uma equipa de basebol chamado LG Twins. Estas empresas adoptaram a “Life is Good” slogan que se vê ao lado do seu logótipo.

Curiosamente, a LG nega que o seu nome actual seja Lucky Goldstar … ou quaisquer outras palavras. Eles são apenas “LG”.

Logotipo LG

Logótipo LG


Microsoft

Em 1975, Paul Allen (que depois foi trabalhar na Honeywell) e seu amigo Bill Gates (então um estudante de segundo ano na Universidade de Harvard) viu um novo Altair 8800 da Micro Instrumentation and Telemetry Systems ou MITS. Foi o primeiro minicomputador pessoal comercialmente disponível.

Allen e Gates decidiram criar a linguagem BASIC para o computador (eles fizeram isto em 24 horas), tornando-a na primeira linguagem escrita para um computador pessoal. Eles abordaram MITS e meteram um fim ao licenciamento BASIC para a empresa. Pouco depois, Allen e Gates nomearam a sua parceria por “Micro-soft” (entretanto tiraram o hífen). Em 1977, a Microsoft tornou-se uma companhia oficial com Allen e Gates sendo os primeiros parceiros a título geral.

Sobre a história do logotipo

Em 1982, a Microsoft anunciou um novo logótipo, com o distintivo “O” que os funcionários denominaram de “Blibbet”. Quando o logótipo foi mudado em 1987, o funcionário da Microsoft Larry Osterman lançou um “Save the Blibbet” da campanha, mas sem sucesso.

Em 1987, Scott Baker projectou para a Microsoft o logótipo chamado de “Pac-Man Logo”. O novo logotipo tem uma barra sobre o ‘O’, que fazia parecer o Pac-Man, daí o nome. Em 1994 a Microsoft introduziu um novo slogan: “Where do you want to go today?”, como parte de uma campanha publicitária de $100 milhões. Escusado será dizer que foi amplamente ridicularizada.

Em 1996, talvez cansado de ser alvo de piadas como “que tipo de mensagens de erro gostaria hoje?”, a Microsoft abandonou o slogan. Mais tarde, ele tentou de novo slogans como ” Making It Easier “, ” Start Something “, “People Ready” e “Open Up Your Digital Life”, antes de se decidir sobre a actual ” Your potential. Our passion.”

Logotipo Microsoft

Logótipo Microsoft


Motorola

Motorola, Galvin Manufacturing Corporation, foi iniciada em 1928 por Paul Galvin. Na década de 1930, Galvin começou a fabricar rádios de carros, então ele criou ‘Motorola’ o nome que era simplesmente a combinação da palavra “motor” seguida do popular sufixo ‘ola’. A empresa mudou o seu nome em 1947 para Motorola Inc. Na década de 1980, a empresa começou a fabricar telemóveis.

O estilizado “M”, a insígnia (a empresa chamou de “emsignia”) foi criado em 1955. A empresa líder disse que “os dois picos do triângulo formando um “M” abstracto simboliza a perspectiva progressista de espírito de liderança da empresa.

Logotipo Motorola

Logótipo Motorola


Mozilla Firefox

Em 2002, Dave Hyatt e Blake Ross criaram open-source web browser que se tornou no Mozilla Firefox. Inicialmente, foi chamado de Phoenix, mas este nome teve problemas em relação a direitos de autor e foi mudado para Firebird. Novamente, o nome de substituição teve problemas por causa de um software já existente. Sendo assim o browser foi rebaptizado para Mozilla Firefox.

Em 2003, o profissional designer de interface John Hicks da Hicksdesign, escreveu que o browser (e o outro software lançado pela Mozilla) sofriam de um branding pobre. Logo depois, o Mozilla convidou-o para desenvolver uma nova identidade visual para o Firefox, que inclui o famoso logotipo.

Logotipo Mozilla Firefox

Logótipo Mozilla Firefox


Nokia

Em 1865, Knut Fredrik Idestam estabeleceu uma fábrica de celulose de madeira em Tampere, na Finlândia. Ele adoptou o nome Nokia após mover o moinho à beira do rio Nokianvirta na cidade de Nokia. A palavra “Nokia” em finlandês significa um animal peludo escuro que actualmente tem o nome de doninha Pine Marten.
A moderna empresa que conhecemos como a Nokia Corporation foi realmente uma fusão entre a Finnish Rubber Works (que também usou uma marca da Nokia), o Nokia Wood Mill, e o finlandês Cable Works em 1967.

Antes de se focar nas telecomunicações, a Nokia produziu produtos de papel, pneus de bicicletas e carros, sapatos, televisões, geradores de electricidade, entre outros.

Logotipo Nokia

Logótipo Nokia


Nortel

Em 1895, a Bell Telephone Company do Canada separa a sua empresa que produz alarmes de incêndio, caixas de chamada, e hardware de telefonia numa nova empresa chamada Northern Electric and Manufacturing Company Ltd. Esta começou fabricando gramofones de corda.

Em 1976, Northern Electric mudou o seu nome para Northern Telecom Ltd. para reflectir melhor o seu novo foco em tecnologia digital. Dezanove anos depois, em 1995, tornou-se Nortel Networks.

Logotipo Nortel

Logótipo Nortel


Palm

Palm Computing Inc. foi fundada em 1992 por Jeff Hawkins, que também inventou o Palm Pilot PDA. A empresa passou por alguns períodos difíceis na sua história: o seu primeiro PDA Zoomer foi um fracasso comercial. Em seguida, foi comprada pelos EUA Robotics, que foi prontamente processado pela Xerox por violação de patente sobre a tecnologia de reconhecimento de escrita Graffiti.

A EUA Robotics foi comprada pela 3Com, e Hawkins desgostoso com a política do escritório, sai da empresa para criar a sua própria empresa Handspring. Ironicamente, não muito tempo depois que ele saiu, a 3Com separa-se da Palm. Palm Inc divide-se em duas, a PalmSource e PalmOne. A PalmOne, em seguida, fundiu-se com Handspring, que mais tarde viria a comprar também a PalmSource.

Logotipo Palm

Logótipo Palm


Xerox

Xerox Corporation pode remontar a sua história de quase 100 anos atrás, para a Companhia Haloid, que foi fundada em 1906 para fabricar papel fotográfico e equipamentos.

Em 1938, Chester Carlson inventou a fotocópia, uma técnica chamada “electrophotography”, que mais tarde renomeado “xerography”. Como muitas invenções à frente de seu tempo, não foi bem recebido em todas. Carlson passou anos tentando convencer a General Electric, IBM, RCA, e outras empresas a investir na sua invenção, mas ninguém estava interessado.

Ele foi para a empresa Haloid, que o ajudou a desenvolver a primeira fotocopiadora do mundo, a Haloid Xerox 914. A copiadora foi tão bem sucedida que em 1961, a Xerox deixou cair a Haloid do seu nome.
Em 2004, a Xerox tentou reinventar-se (com um novo logótipo). Quatro anos mais tarde, em 2008, tentou fugir da imagem que é apenas uma empresa de fotocopiadoras e adoptou um novo logotipo. A boa notícia é que as pessoas não pensam nas fotocopiadoras quando vêem o novo logótipo. A má notícia é que elas pensam numa bola de praia.

Logotipo Xerox

Logótipo Xerox


Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)