logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo criado com gradientes

by João Alexandre on July 19, 2011

in Mostras de logotipos

Logotipo design com degradé

Logotipos com gradientes

Em relação ao design do logotipo, durante décadas muitos profissionais a trabalhar na área do design tinham aquela sensação, ou obrigação, daquilo que aprendiam na escola, de que não se devia usar mais do que três cores ao criar um logotipo.

Esta tendência foi encostada a um canto quando nos anos 80 a Apple lançou o seu famoso logotipo, que na altura, o seu design, era do género das cores do arco-íris (radical na altura, para um logotipo).

Depois veio a “obrigação” de que nenhum designer na concepção dum logotipo devia de usar gradientes, ou degradés. Duas décadas depois, a Apple mais uma vez, quebrou esta “regra” com o seu logotipo todo estiloso com um gradiente aguado-acizentado.

Ainda assim existem, ou existiam algumas razões contra o uso de gradientes, que nos dias de hoje já não são tão válidas. Por exemplo, imprimir um logotipo a 4 cores era mais caro do que se fosse apenas com duas cores directas (Pantones). Com a difusão da impressão digital, que é maioritariamente baseada na impressão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black), este problema acabou por ficar mais ou menos para trás desde que se tivesse acesso a estas máquinas. Pode-se ter grande qualidade de impressão completa do nosso logotipo a todas cores a um preço acessível, mesmo em quantidades pequenas, como por exemplo 100 cartões com o nosso logotipo.

Isto é uma coisa que deixa, ou deixava, os impressores de offset a torcer o nariz quando alguém lhes vinha pedir uma quantidade tão pequena de cartões (50 a 100). Hoje em dia muitos ainda são assim, e é perfeitamente compreensível que pensem assim devido ao seu trabalho e ao uso do offset com que foram habituados. A mentalidade eventualmente vai mudar à medida que a malta da “velha guarda” dá lugar a profissionais mais novos com outro tipo de mentalidade.

Voltando ao nosso assunto em, relação ao design do logotipo, construir uma marca online tornou-se mais importante, em muitos casos, do que ter materiais de marketing impressos. O logotipo, e muitos logotipos de empresas nos sites, são vistos por mais pessoas do que todos os materiais de marketing que eles possam ter. E um logotipo com degradé com todas as cores que quisermos ter fica “muita bem” no écrã. O melhor de tudo é que não há aqui custos nenhuns de impressão, está tudo online.

Podemos então dizer com alguma satisfação e convicção que entrámos numa nova era do design do logotipo. Estejam à vontade para apreciar um bom logotipo com gradiente ou criar um logotipo caso sejam designers. Um bom logotipo deve ser pensado para poder ser útil e eficiente numa só cor sim, mas não é razão para nos limitarmos no que toca à selecção das cores. Enquanto que um bom logotipo pode ser considerado um bom logotipo se for considerado eficiente na sua versão a preto e branco, isso não deve ser um factor decisivo na sua criação.

Agora como inspiração vamos ver trinta logotipos com gradientes de empresas conhecidas, e outras não tão conhecidas. Como logotipo, cada um destes designs é bastante apelativo.


Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)