logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo da Nasa e a sua evolução

by João Alexandre on December 5, 2011

in Análise logotipo

Logotipo Nasa

Evolução do logotipo da Nasa

Como o logótipo mais moderno nem sempre é o logotipo mais escolhido

 

Logotipo Nasa

Logotipo Nasa - primeiro design

Ilustração original do logotipo da Nasa - foi simplificado com o design em baixo

O primeiro logotipo da NASA é de 1959, quando o “National Advisory Committee on Aeronautics” (NACA) que se metamorfoseou numa agência que iria avançar tanto no espaço como na aeronáutica: a “National Aeronautics and Space Administration” (NASA). A NASA escolheu o “Lewis Research Center” para fazer o design do logotipo. Foi pedido ao James Modarelli responsável pelo “Lewis Research Center” que criasse um logótipo que pudesse ser usado para propostas menos formais.

O logotipo foi pegado pelo Modarelli, que simplificou o logotipo, só deixou as estrelas e a órbita num círculo azul e acrescentou o texto NASA.

Logotipo Nasa Meatball

Logotipo Nasa Meatball - a partir da ilustração simplificada

No design do logotipo “meatball” a esfera representa um planeta, as estrelas representam o espaço, o símbolo vermelho é uma asa que representa a aeronáutica e a orbita à volta da asa.

Conhecido como a insígnia oficial da NASA o logotipo redondo não foi logo apelidado como “meatball” até 1975, que foi quando a NASA decidiu pedir um logótipo mais moderno.

Richard Danne e Bruce Blackburn foram contratados para substituir o “meatball” . Criaram uma interpretação modernista onde a barra do A foi removida, durante a primeira apresentação o logotipo proposto foi visto com alguma resistência.

Logo NASA proposto

Logotipo NASA proposto (ganhou prémios)

Danne durante a reunião com o administrador da NASA Dr James Fletcher e com o vice-administrador Dr George Low, recorda a seguinte conversa:

Fletcher: “Eu não estou confortável com estas letras, está a faltar alguma coisa.”
Low: “Pois, a barra da letra A não está lá.”
Fletcher: “Sim, e isso incomoda-me.”
Low: “Porquê?”
Fletcher: “Eu simplesmente acho que não vale o que pagámos!”

Mesmo assim o novo logotipo foi aprovado e implementado.

Dezassete anos depois e apesar de, ter ganho o prestigioso “Award of Design Excellence”, a NASA desistiu do design de Danne and Blackburn e optou por reinstalar a “meatball”. Ou seja, apesar do logotipo com as letras vermelhas em cima ter ganho um prémio muito importante, e ter um design modernista (especialmente para a altura), os responsáveis quiseram voltar para o logotipo anterior, o meatball. Eu já estive no site da NASA, e coitadinhos, o site apesar de estar bem feito, o logotipo da NASA parece tão amador que assenta mesmo mal, especialmente num site que parece tão profissional, ainda por cima a instituição que a NASA representa.

Danne acha que foi pelo menos em parte devido à forma que a NASA escolheu para apresentar o novo logotipo aos seus vários órgãos internos. Ele diz que o redesign foi mantida em segredo até que as cartas foram enviadas a cada director do centro no estacionário novo. Os leais ao antigo protejo sentiram-se ofendidos, e uma rivalidade entre o antigo logótipo e o novo começou.

Bem, isto é só para mostrar como às vezes nem sempre o logotipo que ganhou mais prémios, o logotipo que é mais admirado, o logotipo que é considerado como sendo o logotipo com o melhor design, é o escolhido. Neste caso a NASA voltou ao design do logotipo do meatball.

Isto acaba por ser um bocado subjectivo, porque a escolha do logotipo neste caso foi posto nas mãos do responsável, e na esmagadora maioria das vezes, o responsável, o nosso cliente, pode saber muito sobre a área dele, mas não tem normalmente o bom sentido estético e olho apurado que tem um profissional na nossa área, e não devia de ser ele a escolher o logotipo, ou o design final do logotipo, mas como é dali que vem o dinheiro, muitos profissionais vão com o que o cliente escolhe, em vez de insistir numa sugestão mais profissional.

Hmm, talvez isto possa ser assunto para um outro post. Até lá.

Já agora, podem ir à página oficial e ler um bocado sobre o logotipo meatball e um bocado da história do logotipo da NASA no geral: logotipo nasa meatball

2 comments… read them below or add one

Henrique Abreu December 10, 2011 at 1:53 pm

Excelente post!

João Alexandre May 2, 2012 at 9:26 am

Obrigado Henrique.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)