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Logotipo – como escolher um bom logótipo para o seu negócio

by João Alexandre on July 9, 2011

in Geral

Logotipo

Como saber escolher um bom logotipo

Um bom logotipo tem de saber comunicar bem a mensagem da sua empresa e os seus ideais. Um logotipo eficaz tem a capacidade de causar uma boa impressão nos seus clientes em termos da confiança e qualidade que pode trasmitir, e isso é uma coisa que nos devemos lembrar quando vamos pedir os serviços dum designer para nos criar um logotipo.

Toda a gente faz julgamentos na sua cabeça baseados em primeiras impressões. Em poucos segundos uma pessoa pode gostar ou não gostar de nós, isto parece injusto mas é a maneira como estamos programados como seres humanos. Da maneira como nós fazemos isto também o nosso cliente o faz em relação ao nosso logotipo (e com qualquer outro logotipo ou logotipos de outras empresas), à nossa marca e à nossa identidade. A primeira impressão então que o cliente faz àcerca da nossa empresa normalmente começa com o nosso logotipo, portanto faz sentido que o nosso logotipo consiga passar uma boa primeira impressão, e que consiga durar como boa impressão e ser fácilmente reconhecível como o logotipo que representa sua empresa de cada vez que eles assim o virem.

Buda a dar o "ok"

Saber escolher um bom logotipo é essencial

A maior parte dos logótipos que vemos, e que são de empresas altamente conhecidos, são simples e minimalísticos, como é o caso da Sony e da Microsoft, que são um exemplo puro de logotipos tipográficos (só texto no logotipo), ou da Playboy e da Nike, que são exemplos de logotipos que só têm um símbolo como maneira de identificar a empresa. Estes logótipos são simples e fáceis de percepcionar, e funcionam bastante bem já que a esmagadora maioria das pessoas consegue reconhecer qualquer um deles. Normalmente um logotipo simples é um bom logótipo.

É verdade que a criatividade não pode viver só à custa da simplicidade aplicada no logotipo, e enquanto que é verdade que menos é mais, há certos tipos de segmentos de mercado ou certas situações onde outro tipo de logotipo poderia eventualmente funcionar melhor. Por exemplo, uma empresa de seguros ou uma empresa ou instituição financeira pode ter assim um texto mais clássico, uma utilização tipográfica mais clássica no texto do seu logótipo com uma fonte mais pesada para mostrar que o nosso dinheiro está seguro com eles, ou pode ser uma empresa de automóveis que precisa de um logotipo que precisa de ser fácilmente reconhecível, e neste caso um logotipo em que o símbolo ocupa a maior parte do logo pode ser uma escolha a seguir.

Ao imaginar o que é que o seu logotipo poderá fazer por si, é melhor não pensar em nada de demasiado arrojado ou extravagante, ou que nunca foi feito antes (porque é que a maior parte dos empresários pensam, que tem de ser diferente desta maneira).

Querer uma coisa, um design no nosso logotipo baseado em “modas” pode ser um pouco arriscado, porque o que é moderno hoje pode estar completamente desactualizado amanhã.

Também devemos ser consistentes com o logotipo: é verdade que há uma míriade de empresas conhecidas que já tiveram os seus logotipos re-desenhados nos últimos anos, mas normalmente é melhor pensar desde logo e à partida qual é que vai ser a imagem da nossa empresa a longo prazo. Um bom exemplo disso é o logotipo da Coca-Cola que não mudou práticamente nada desde que começou (em 1886).

logotipo coca cola

Logotipo coca cola

Não é preciso ser assim tão extremista quanto isto, já que a maior parte das empresas acabam por re-desenhar os seus logotipos de tempos a tempos, mas eles fazem-no para acompanhar os tempos, e não o fazem muito frequentemente. E além do mais, marcas como a Apple, Audi e MSN por exemplo são fácil e rápidamente reconhíveis pelas pessoas, portanto sempre têm ali uma margem de manobra na qual podem experimentar designs novos.

Há uma série de freelancers ou agências de design que você pode escolher para ter o seu logotipo criado, eu pessoalmente sugiro que você escolha alguém que já está bem posicionado e bem estabelecido na indústria e que saiba daquilo que fala e saber tratar bem os clientes, mesmo que isso implique pagar mais um bocadinho, do que escolher alguém só porque que é mais barato, o que acaba por prejudicar a sua imagem, o seu logotipo e a sua empresa a longo prazo.

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  1. Criar logótipos como prática

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mauro May 7, 2013 at 3:30 pm

Tenho um transportadora com meu 1 caminhão e gostaria de desenvolver um logo tipo para a marca Trans G&D Transportes,

Vc pode me ajudar a escolher um bom logotico

OBS: Como somo em 2 sócios eu pensei em fazer um logo com 2 braços juntos onde indica a união da sociedade, sei lá

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