logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo – porque ele não custa 5 euros

by João Alexandre on September 27, 2011

in Geral

Logotipo e preços

Porque é que um logotipo não custa 5 euros

O design do logótipo nos dias de hoje é total e completamente sub-valorizado. As pessoas, especialmente os empresários, não percebem a importância dum bom logotipo e quão valioso é para o negócio e para a empresa, e é por isso que os próximos parágrafos se vão focar no porquê dum logotipo nunca poder custar €5 e porque é que ter, ou não ter um logotipo profissional, é uma coisa que deve ser encarada com seriedade.

Duma maneira geral, vamos comparar design do logotipo “baratinho” com design de logotipo profissional and ver algumas das razões pelas quais os designers de logotipos profissionais não são baratos e porque é que você, a ler isto, deve investir num logotipo profissional.

Pois bem… então:

O que é um Logotipo?

Para perceber o que é suposto um logotipo fazer, temos primeiro de saber o que é um logotipo. O desigm dum logótipo tem de ter e fazer reconhecimento imediato, inspirar admiração, reconhecimento, lealdade, confiança e sugerir uma marca de superioridade. O logotipo é um aspecto da marca geral da empresa e as suas cores, letras e imagens são normalmente diferentes de outras empresas, mesmo em mercados parecidos.

Logotipos feitos em concursos

No respect

No respect

Logotipos feitos em concursos, também conhecido como “Spec work”, que é um trabalho feito duma forma especulativa, ou seja, vários designers a fazerem propostas de logo, e só um deles é que vai ser pago, porque só um dos logos é que vai ser escolhido como o vencedor. Isto é um problema para os designers, porque se estão a rebaixar, e para o empresário que decide ir por este caminho, que mostra uma clara falta de escrúpulos.

Vamos só fazer aqui uma pequena analogia:

Fui a um dentista fazer uma consulta de rotina (daquelas de 6 em 6 meses). Depois do dentista inspeccionar os meus dentes, ele sugeriu arranjar ali um dente ou dois para prevenir futuros problemas. Eu disse-lhe ‘Ok’, para ir em frente, e se o trabalho dele fosse satisfatório, que eu lhe pagava.

Ele respondeu que não era assim que ele fazia as coisas no consultório dele, porque quando ele, disse ele, como dentista, fornece um serviço, a consulta tem em si um valor (€€) já determinado, que é o valor da consulta. Eu disse-lhe que ia-lhe dizer alguma depois de ir falar com outros dentistas da zona.

Que disparate.

Este cenário acontece todos os dias na área do design do logotipo (e não só do logotipo) e é visto como altamente não-ético e como uma coisa que afecta a área do design. Um designer não deve nem pode investir o seu tempo e recursos com nenhuma garantia de pagamento, tal como um dentista ou um médico não fazem consultas à “borlix”.

Logotipo de 5 euros

Vamos agora ter uma idéia da qualidade que se pode esperar dum logo entre 5 a 200 euros. O exemplo em concreto que mostro em baixo é um logotipo de trabalho especulativo (concurso) que foi lançado a concurso por €35 para o logotipo vencedor.

Para a fraca qualidade deles, qual é que você acha que ganhou, aquele do qual se aproveita alguma coisa?

Spec Work

Trabalho especulativo

Podemos notar que todos este logotipos usam fontes banais e não aderem às regras daquilo que faz um bom logotipo, que é ser memorável, eficiente, inteligível, etc.

Faça estas perguntas a você próprio em relação aos logotipos na imagem em cima:

1. Quantos destes logotipo é que você consegue descrever ou lembrar-se?
2. Algum logotipo em cima é eficaz se não tivesse cor (se fosse a preto e branco)?
3. Poderão eles ser reproduzidos e ser vistos num formato grande e num formato pequeno?
4. Será que eles têm algum reconhecimento imediato?
5. Eles mostram a personalidade da empresa que estão a representar?
6. De alguma forma conseguem passar alguma emoção de familiaridade ou de confiança aos clientes?
7. Há alguma associação com qualidade e satisfação?

Design profissional do logotipo

design profissional logotipo

Logotipo - design profissional

Agora compare qualquer um logotipo destes profissionais que mostro aqui em cima, com os outros amadores.

Vê a diferença?

Porque é que eles são tão diferentes?

Um designer profissional, alguém que sabe o que está a fazer, tem todo um processo de investigação, esboços, conceptualização e producção que se reflecte na razão pela qual um logotipo profissional nunca será €5. Se é isso que você quer, por favor, pare de ler, saia deste site e vá pôr em risco o futuro da sua empresa com uma “coisinha baratinha”. Assim mais espaço sobra para as empresas que decidem investir como deve de ser num logotipo que lhes vai dar uma imagem para ganhar mais clientes e fazer mais dinheiro (e não falirem).

E além disto tudo, sabia que apenas um dos programas que um designer profissional tem para fazer um logotipo custa cerca de €800 (só um mero programas, há mais que são precisos). E isto é apenas o programa, fora depois o custo do computador em si onde o programa está a correr, que depois tem outos custos associados (o sistema operativos, outros programas pagos, etc), papel, tinta, ligação à internet, etc.

Eis mais 6 razões porque um logótipo não pode custar €5:

- Um logotipo é a primeira impressão que as pessoas têm da sua empresa
- Um logotipo precisa de longevidade
- Um logotipo precisa de ser original
- Um logotipo deve parecer profissional
- Um logotipo deve reflectir o tempo e o trabalho por detrás dele
- Um logotipo é um ponto de partida para toda a imagem corporativa da sua marca e da sua empresa.

Agora olhe para aqueles primeiros designs de logotipo (aqueles de €35], ou mesmo o seu próprio logo e veja se algum deles adere às 6 regras em cima.

Bem, então:

Quanto é que um logotipo custa?

Esta é uma pergunta frequente e às vezes um bocado ingrata, porque é difícil responder sem ter mais detalhes sobre o projecto.

O custo dum logotipo profissional é uma questão que não pode ser fácilmente respondida porque toda a empresa tem diferents necessidades, no entanto, a melhor maneira de abordar esta questão é fazer um orçamento customizado para cada indivíduo.

Um número de factores têm de ser tomados em consideração ao criar o design dum logotipo, tais como quantos conceitos de logotipo precisam de ser apresentados, quantas revisões o designer poderá fazer, quanta pesquisa vai ser precisa, o tamanho da empresa e por aí fora.

A melhor maneira de saber quanto é que o design dum logotipo vai custar é ter um orçamento do designer em si.

Altura de investir num logotipo?

Não será a ltura de você investir num logotipo profissional? Você pode ter um orçamento grátis dum logotipo ao olhar para um dos 3 pacotes que eu tenho disponíveis em cima, ou contactar-me se quiser ter um orçamento/projecto mais customizado. Pode também dar uma olhada nos clientes satisfeitos. Também pode ainda ler Logotipo – o que o seu designer tem de saber, que fala sobre algumas coisas que o vão ajudar a si a saber o que esperar ou perguntar dum designer aquando de lhe fazer um trabalho.

4 comments… read them below or add one

Marina February 10, 2013 at 2:28 pm

LOL tem graça que nem o logo da coca-cola nem o da nike foram criados por designers!

Leonardo June 20, 2013 at 12:36 am

Marina, para se ser designer não é necessário ter um curso superior. Quem desenvolveu esses logotipos históricos têm muito mais de designers do que muitos com suposta formação.

Mavo Castro October 18, 2013 at 2:40 pm

Mariana, quando Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade ele também não era cientista, porém hoje é considerado o pai da ciência. Valeu!

Nilson Costa February 9, 2014 at 8:55 am

Creio que a grande diferença entre um logo de que ninguém se lembra e um reconhecido no mundo inteiro, é a máquina de propaganda a ele associada. Os logos dos gigantes mundiais são “cravados” na nossa retina quase desde que nascemos e somos instruidos a aceitá-los tál como eles são… bons ou menos bons.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)