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Logotipo – 4 maneiras em como o pode prejudicar

by João Alexandre on July 15, 2011

in Geral

O seu logotipo pode prejudicá-lo

E o que fazer para tirar melhor partido do seu logotipo



O seu logotipo é uma amostra que serve para criar e suster a sua marca, a sua identidade. Bons logotipos podem ser usados em qualquer lado independentemente da linguagem, raça ou cultura. O logotipo “navega” pelo mundo sem precisar de nenhum meio de transporte. E com a internet, a sua proliferação tornou-se mais fácil.

Enquanto que há uma série de grandes logotipos por aí, a maior parte deles são maus e ineficientes, ou simplesmente não conseguem fazer transmitir a mensagem como um bom logotipo devia fazer. Isto pode ser bom para si se você for uma pessoa inteligente e souber o que é preciso fazer ou evitar para ficar à frente da sua concorrência. Se você ainda não está nesse patamar, de ter um logotipo eficiente, então este post vai ajudá-lo nalgumas coisas ou idéias que o poderão estar a preocupar em relação em como o logotipo pode prejudicar a sua marca.

Assim como os seres humanos têm a sua própria identidade, e como nenhum de nós é igual ao próximo, também as empresas de sucesso ou aquelas que querem ter sucesso precisam de ter a sua própria identidade ou personalidade duma maneira que se consigam destacar da concorrência/competição. Um logotipo é justamente o meio por excelência a partir do qual podemos construir uma identidade, ou marca, eficiente. O logotipo não é tudo, mas vai ajudar a destacar-nos dos outros.

Aqui a questão não é só ter um logotipo bonitinho. Se é bonito ou não é uma questão subjectiva, porque pode ser bonito e ser altamente ineficiente ou simplesmente não apropriado para a empresa ou segmento do mercado que o logotipo está a representar. Um logotipo não tem de ser simples nem complicado, tudo depende, apesar da simplicidade ter o seu mérito. Alguns dos melhores logotipos são simples e minimalistas e transmitem a mensagem e identidade da empresa espectacularmente bem.

Logotipo Ferrari

Logotipo Ferrari - simples e eficaz

 

Vamos então analisar 4 maneiras em como o seu logotipo o pode estar a prejudicar a si e ao seu negócio.

1. O seu logotipo identifica claramente a sua empresa e os seus produtos e serviços?

2. O seu logotipo consegue comunicar a mensagem/identidade da sua empresa juntamente com os seus produtos e serviços?

3. O seu logotipo está a conseguir destacar a sua empresa do resto do mercado/competição duma maneira saudável?

4. O seu logotipo é fácilmente reconhecível e fácilmente relembrado?

Se o seu logotipo e o seu design não conseguem responder com pelo menos 3 “Sims” a estas questões então vai ser preciso fazer alguma coisa em relação a isso. Se você já tem um logotipo pode contactar um designer gráfico para lhe fazer um re-design ou arranjar-lhe uma nova cara.

Há uma série de ofertas no mercado, poranto há uma boa probabilidade que seja o que for que você esteja a oferecer já está disponível e a ser oferecido por outro alguém, algures, e estudos sobre os consumidores mostram que os clientes vão e vêm, e eles de igual maneira abandonam-no a si para escolher outro produto ou serviço da concorrência. Pode haver excepções, mas normalmente as pessoas não se apegam muito às empresas.

Balões amarelos e verdes presos

Como é que nos destacamos se somos todos iguais?

Assim, é através do logotipo especialmente, já que é no logotipo que a coisa começa, que temos a oportunidade de conseguir mostrar a nossa empresa e os nossos produtos numa boa luz. Com um bom logotipo temos uma maneira de apoiar a nossa identidade empresarial de forma a poder comunicar qualidade e confiança em nós e naquilo que fazemos.

Ao mandar criar um logotipo não caia na tentação de querer seguir as “modas”, ou algum estilo visual “fixe” no mundo do design do logotipo. Mais vale ter um logotipo feito de forma a que o seu design não esteja dependente de modas mas que seja sim intemporal, porque o que é moda hoje, a nível visual, pode não ser moda amanhã (exemplo das calças à boca de sino dos anos 70).

Tenha um bom logotipo criado para si logo à partida, e quando souber que ele o está a ajudar nos seus esforços no que toca a saber representar bem a sua marca e a mensagem da sua empresa, pare e deixe as coisas seguir o seu ritmo. Não é preciso fazer um re-design frequente dum logotipo. O que interessa é que ele funciona. Algumas das maiores marcas internacionais não fazem re-design ao seu logotipo por grandes períodos de tempo.

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  1. Criar logótipos como prática

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