logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo – texto ou símbolo?

by João Alexandre on July 26, 2011

in Teoria do logotipo

Logotipo à base de texto ou símbolo

Como o logotipo pode ser formado

E como o seu logotipo pode beneficiar dum ou doutro


Há muita terminologia no mundo do logotipo e do design gráfico, mas três dos eelementos mais falados e usados na teoria do logotipo, e na aplicação do logotipo em si, são a tipografia (ou texto) e o símbolo (ou ícone). O texto é a fonte usada para escrever o nome representado no logotipo, e o símbolo é o elemento gráfico visual, que pode ser real, abstracto, ou uma combinação de ambos.

Há aqui três cenários possíveis para um logotipo: só texto, só símbolo, ou uma combinação de texto e símbolo no logotipo, que é normalmente aquilo que é mais usado nos logotipos.

Um logotipo à base de texto só tem isso, texto no logotipo. Às vezes pode ter um pequeno elemento gráfico perto do texto no logotipo, como alguma borda ou alguma linha, mas acaba por não contar como símbologia, portanto o logotipo é um logotipo à base de texto. O que interessa é que estes pequenos elementos à volta do texto não distraiam o propósito do logotipo.

Como exemplo dum logotipo apenas com texto, podemos e conseguimos encontrar logotipos deste género em grandes empresas como é o caso da IBM e da Google só para pensarmos nalguns. Estas empresas e o seu logotipo é tão conhecido que nem é preciso nenhum elemento adicionar para tornar a sua marca e identidade fácilmente reconhecíveis.

Logótipo Google

Logótipo Google - texto

Logótipo IBM

Logótipo IBM - texto


Pode-se usar texto em logotipos de empresas, normalmente maiores, mas não necessáriamente restritas ao seu tamanho, que possam oferecer uma série de produtos e serviços diferentes. Ter um logotipo à base de texto ajuda a tornar os vários ramos das empresas e sub-empresas com um logotipo à base de texto (maioritariamente), quer usado sozinho, ou juntamente com o logotipo da empresa mãe para maior reconhecimento. Eis um exemplo: Construções Lena. O Grupo Lena, como empresa, tem uma série de empresas que são divididas nos seus próprios logotipos que assemelham-se ao logotipo mãe.

Grupo Lena

Grupo Lena - empresa mãe

Grupo Lena Automóveis

Grupo Lena Automóveis - parte do Grupo Lena


Um logotipo à base do símbolo pode apenas não ter só o símbolo no logotipo, pode ter outros elementos visuais como no caso do logotipo à base do texto. Para todos os efeitos se estes elementos visuais não forem muito abusados não os vamos considerar no logotipo como parte do símbolo assim como não os contámos no logotipo à base de texto também.

Normalmente são as grandes empresas que usam logotipos à base de símbolos. Não quer dizer que, como falámos anteriormente, não haja grandes empresas com um logotipo só à base de texto (Google), mas normalmente é mais comum ver as grandes empresas com um logotipo que seja à base de símbolo.

Enquanto que um logotipo à base de texto pode ser mais flexível e ser usado por pequenas e grandes empresas, um logotipo, ou logotipos à base da sua simbologia funcionam melhor se estiverem a representar grandes empresas. E a explicação é muito fácil: se nós agora abríssemos uma empresa e o nosso logotipo fosse um logotipo apenas à base dum símbolo estávamos tramados porque ninguém conhecia a nossa empresa, nem ninguém consegui associar o nosso símbolo a nada.

Pode haver uma solução à volta disto que eu já explico daqui a nada, mas por agora basta saber que o logotipo da Apple, a Audi, Firefox e Shell são alguns bons exemplos que podemos encontrar dum logotipo à base do símbolo e que são bastante eficientes.

Por fim, temos o logotipo mais comum (mas não menos importante, atenção), que é a combinação, no logotipo, de texto e símbolo. Este tipo de logotipo e logotipos são os mais usados com empresas que estão a começar e todo o tipo de pequenas e médias empresas. Um logotipo para estas empresas, com texto e símbolo, combina o melhor de ambos os mundos porque fornece o texto que podemos ler e um símbolo que podemos ver. São normalmente uma boa escolha, até mesmo para empresas maiores, e há uma série delas a usar esta combinação no logotipo.

Um logotipo à base de texto e símbolo são uma bo opção como eu estava a escrever anteriormente. Podemos usar um logotipo com texto e símbolo ao princípio, para primeiro nos tornarmos reconhecidos e termos o nosso nome e imagem um pouco mais na cabeça das pessoas, e quando a nossa empresa tiver reconhecimento suficiente podemos eventualmente abandonar ou o texto ou o símbolo no logotipo e ter só um ou outro como elemento principal de comunicação no nosso logotipo. Isto pode ser uma boa solução para quem quiser experimentar comunicar a sua identidade apenas com um elemento.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)