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Logotipo e como mudá-lo pode ser prejudicial

by João Alexandre on August 4, 2011

in Teoria do logotipo

Logotipo e o problema da habituação

Porque pode ser mau mudar o seu logotipo

Quando as pessoas já estão habituados ao seu logotipo



Quando teve o seu logotipo criado pela primeira por um designer gráfico, você provavelmente até sentiu borboletas no estômago com o entusiasmo do seu novo logotipo. Se foi um bom trabalho, você pensou logo que o logotipo estava mesmo bem e estava ansioso para o poder começar a usar nos seus materiais de marketing, como cartões de contacto/pessoal, no seu site, etc. Você secalhar até disse à sua esposa, aos seus amigos, colegas, vizinhos e secalhar até aos seus clientes que tinha um logotipo novo e quanto feliz estava com o logotipo.

Depois, ao longo tempo parece que começa a haver uma mudança gradual na sua percepção do logotipo. O entusiasmo parece que começa a esvair-se um bocado. Você cria ou manda alguém criar outros materiais de marketing. Você vê o seu logotipo em catálogos, flyers e outro tipo de materiais ao enviar as suas newslettters por emails, quando passa recibos ou notas, cheques, ao dar o seu cartão de contacto ás pessoas, etc. Você acaba por estar rodeado e exposto constantemente ao seu logotipo.

Ao ver o logotipo duma maneira frequente você começa a ficar habituado a ele e o logotipo começa a perder um bocado da sua força inicial. E depois, como quen não quer a coisa, você começa a pensar que o seu logotipo está “desactualizado”, só porque você já não tem o mesmo entusiasmo original de quando viu o logotipo pelas primeiras vezes, e pensa então que o logotipo está a ficar velho e usado, e se você já não gosta dele, então as outras pessoas secalhar também não gostam. Isto é uma erro e uma má maneira de pensar sobre as coisas e o logotipo.

Aquilo que você não percebeu é que os seus clientes não vêem o seu logotipo tão frequentemente como você, eles não estão rodeados pelo seu logotipo todos os dias como você está. Há alturas quando um logotipo pode estar a pedir por um re-design do logotipo, mas stas são acompanhadas normalmente por outras grandes mudanças dentro da empresa, ou algum tipo de rebranding que possa estar planeado. Ainda assim, para os seus clientes, o logotipo ainda é “fresco”, ainda é actual, moderno e eficiente aos olhos deles. Pense quando você viu o seu logotipo pela primeira vez e pensou que era a coisa mais espectacular e adorável que você já tinha visto.

Macaco peluche

Hmm... é melhor não mudar o logotipo

Os seus clientes podem não estar tão emocionalmente ligados ao seu logotipo como você esteve inicialmente, mas eles provavelmente iriam dizer que gostam do seu logotipo se lhes fosse feita a pergunta. Portanto, só porque você já não gosta do seu logotipo agora, não quer dizer que ele não seja bom.

É importante ser consistente com o seu logotipo, isto vai ajudar à congruência da sua marca e da sua empresa. Se você ainda quiser mudar o seu logotipo, e se você for relativamente desconhecido, há boas hipotéses que mudar o logotipo não vá fazer grande, se é que alguma, diferença. O problema é quando já temos um público ou gama de clientes dedicados. Dependendo em quão muito mudamos o logotipo, vai haver um impacto na maneira como os clientes podem percepcionar a sua marca. Eles vão pensar, ao olhar para o logotipo, se não estarão enganados e se estão no sítio certo, se isto é o mesmo produto ou serviço da mesma empresa, e se as coisas vão começar a ser mais caras daqui para a frente, ou se há alguma outra coisa que eles deviam de saber àcerca da empresa, tudo isto por causa do logotipo.

Quando as grandes empresas, ou pelo menos as muito conhecidas, mudam o logotipo delas, há pelo menos um press release a falar sobre a mudança, pessoas a falar sobre o novo logotipo, e há também informação sobre a mudança do logotipo na internet, através do site da empresa e sites e blogs de outros utilizadores. Bem, provavelmente não é este o seu caso, enquanto lê este post, de você ser uma grande empresa como as mais conhecidas, portanto é melhor se você puder contactar os seus clientes àcerca da mudança do logotipo através dos meios de comunicação mais habituais (newsletter, website por exemplo) que costuma ter com eles, a informar a mudança do seu logotipo, se você achar mesmo que quer mudar ou fazer um re-design ao logotipo.

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  1. Criar logótipos como prática

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