logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo – começar sem um logótipo

by João Alexandre on July 12, 2011

in Geral

Logotipo – o barato sai caro

Como começar sem um logotipo lhe pode custar caro

Começar sem um logotipo é meio caminho andado para o fracasso


Cerca de 90% das empresas que são criadas acabam por falhar nos primeiros anos. Enquanto que pode haver uma série de variáveis envolvidas no processo que fizeram com que elas falhassem, é normalmente uma falta de planeamento adequado que causa isto.

De todas as coisas necessárias que você precisa para preparar o seu negócio, o logotipo é um dos elementos chave que você não se pode dar ao luxo de não ter (um bom logotipo, não é um logotipo/bonecada qualquer) ao lançar a sua empresa. E no entanto, é exactamente isto que muitos empresários acabam por fazer. Como uma maneira de justificar o facto de que eles não têm clientes suficientes ao princípio para ter aquele influxo de dinheiro, os empresários acabam por deixar o logotipo e o design do logotipo para trás, pensando que há outras coisas mais importantes como o design de alguns outros materiais de marketing e afins (que não o logotipo).

Mesmo que tenham um logotipo feito, mandaram-no fazer à pressão e têm nas mãos um logotipo amador. Ou podem eles próprios decidir fazer o logotipo, ou recorrer a um vizinho, amigo, sobrinho, etc, só porque pensam que lá porque conseguem mexer num programazinho, já são designers e conseguem carregar nuns butõezinhos e fazer umas coisas engraçadas. Uma coisa tão importante quanto um logotipo, que vai ser a fundação do seu negócio, e ajudar a passar a história da sua empresa e da sua marca, deve ser feita por um profissional, um designer gráfico. Lembre-se que quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos. Um logotipo deve ser feito por um profissional.

Isto será provavelmente uma razão, no meio de outras, em porque é que a maior parte das empresas acabam por falir ao fim de algum tempo de serem criadas. Nós como seres humanos somos seres muito visuais, e baseamo-nos muito naquilo que vemos e fazemos julgamentos e primeiras impressões baseados naquilo que vemos e percepcionamos (logotipo). Se não tivermos um bom designer para nos criar um logotipo e quaisquer outros materiais de marketing que você possa precisar (logotipo é mais importante), você vai depressa encontrar-se juntamente com as outras empresas falidas, mais cedo ou mais tarde (tudo começa com o logotipo).

Escritório abandonado

Deixar falir a sua empresa por uma coisa tão simples?

Você não vai ser capaz de transmitir a sua história da sua empresa com um logotipo amador. Vai parecer que o seu negócio foi feito à pressão e que não é profissional e esta mensagem negativa vai-se fazer passar a clientes e distribuidores, dando-lhes a idéia que o seu negócio é amador, instável e até podem não confiar em si para durar muito tempo como parceiro ou fornecedor de produtos/serviços.

Reunião com 3 pessoas

Sem um bom logotipo ninguém lhe vai prestar a devida atenção

As grandes empresas, ou mesmo sem serem grandes, que sejam bem sucedidas, todas elas sem excepção têm um logotipo profissional e todos os materias de que precisam. Elas não iam sequer considerar vender produtos, prestar serviços ou interagir com outros sem ter um bom logotipo à partida. Você, ao não ter já um bom logotipo, está a fazer passar-se como uma empresa pequenina, inexperiente e que sugere que não consegue lidar com projeitos maiores ou pelo menos compreter-se a longo prazo com qualidade.

Vai fazer parecer com que a sua empresa não se importa, com que você não se importe. Se não se importa o suficiente para ter um bom logotipo, uma boa imagem, porque se há-de importar com a sua empresa? Se a primeira impressão é tão importante, os seus clientes vão ter a primeira impressão deles, de si, por causa do seu logotipo amador, de que você não se interessa pela imagem do seu negócio, e assim secalhar também não se importe com eles.

A única coisa que está a fazer, ao não ter um bom logotipo, é a sabotar o seu futuro e o futuro da sua empresa. Não ter um logotipo como deve ser, e outro trabalho de design que eventualmente precise (materiais de marketing), vai levar a que você também não queira investir num site na internet ou em campanhas de marketing.

Não ter o conhecimento dum designer profissional para lhe fazer um logotipo vai dar ao seu negócio um aspecto incongruente, porque quer você tenha criado o seu próprio logotipo ou tenha mandado fazer o seu logotipo a um amador qualquer, o logotipo e os seus materiais de marketing vão provavelmente ser amadores e inconsistentes, ao não ter o design certo, as cores certas e layouts orrectos. O seu mercado, o seu público-alvo, os seus clientes vão pensar que estão a olhar para empresas diferentes com todo o tipo de materiais diferentes que você eventualmente possa ter.

A questão não é o que você acha que não tem dinheiro para gastar num logotipo ao criar a sua empresa, a verdadeira questão é que você não pode se dar ao luxo de não ter já um bom logotipo feito para si ao criar a sua empresa. Leia o post sobre 15 perguntas a fazer criar um logotipo.

Quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)