logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Formas primárias no design gráfico

by João Alexandre on October 24, 2011

in Teoria geral

Formas primárias no design gráfico


O quadrado, círculo e triângulo, juntamente com os seus derivados tridimensionais o cubo, a esfera e a pirâmide, estão subjacentes a todas as estruturas que vemos em nosso redor. São poucas as coisas que não se reduzem ou estão visualmente relacionadas com algum tipo de forma primária.

O quadrado tal como o cubo, é uma forma no seu todo estática, sem movimento direccional. Pode ser utilizado para enquadrar, excluir, incluir, atrair, definir área ou para divisão modular, e assentará confortavelmente em quase todos os arranjos múltiplos. Mesmo numa forma mais dinâmica, em losango, manterá a sua qualidade fixa inerente. Porém, uma pequena alteração a um quadrado linear começará a direccionar o olhar e a criar associações. Por exemplo, se os cantos tiverem abertos ou se for eliminado um lado, o olhar vai mover-se pela forma forma e serão criadas associações em entrada e saída. Um quadrado ou um rectângulo aumentado, direcciona o olhar ao longo do seu comprimento para cima ou para baixo, fazendo com que o olhar procure alinhamen tos comuns.

O círculo possui duas características principais, oferece uma forte ênfase para o olhar e ao mesmo tempo, convida-o a viajar quer em seu redor quer de uma disposição circular de qualquer tipo de elementos. Por oposição, uma série de círculos sugere unidades auto-suficientes e, por isso, obriga a que o olhar salte de uma unidade para a outra, cansando-o rapidamente. Apesar de os círculos dificilmente se coordenarem com os outros, o olhar pode ser levado a andar à volta pela superfície, através da união física de vários círculos.

O triângulo é uma forma equilibrada e estável quer na forma bidimensional quer tridimensional, mas também sugere uma energia dinâmica, mesmo sendo equilateral. Ao contrário do círculo ou do quadrado, as proporções de um triângulo podem ser radicalmente alteradas para lhe dar uma força direccional sem afectar a sua forma básica. O olhar considera esta força direccional difícil de ignorar.

É importante compreender a importante influência que estas formas chave têm na percepção do observador. Tal compreensão permite ao designer organizar, de maneira segura, a forma e o conteúdo de um projecto para transmitir uma mensagem visual.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)