logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Como escolher um bom designer de logotipo

by João Alexandre on October 5, 2011

in Geral

Escolher um bom designer de logotipo

O logotipo define a sua empresa – escolha com cuidado


Um logotipo bem feito é provavelmente uma das coisas mais importantes que é preciso ter no que toca à identidade corporativa. O logotipo tem de ser descritível, memorável, reproduzível à escoala e eficiente sem cor (portanto, bom por ele próprio se for visto a preto-e-branco).

Para conseguir isto precisamos dum designer de logotipos, alguém que faça da vida dele, ou dela, do logotipo, a sua vida, e que seja um profissional.

Agora a questão é, num mundo de barateiros e sapateiros, como é que conseguimos distinguir aqueles mesmo bons, aqueles designers que nos conseguem fazer o nosso logotipo com o qual nos imaginamos a ter para atrair mais clientes, fazer mais dinheiro e lançar a nossa empresa para a frente?

Não é fácil escolher um bom designer de logotipo. Há tantos por aí, tanto offline como online, e só alguns é que valhem a pena o dinheiro, portanto é preciso ser cuidadoso ao selecionar a pessoa que nos vai fazer a nossa marca, o nosso logotipo.

No entanto, há alguns aspectos que nos podem ajudar a escolher um bom designer de logotipo:



O poder do portfolio do design de logotipo

Talvez o mais importante de todos os aspectos, aquando da escolha do designer de logotipo, é quão bons é que os logotipos que eles fizeram são. Não se deixe enganar a pensar que só porque um site qualquer tem uma série de logotipo, que a empresa que os está a mostrar está a gastar dinheiro neles.

O que é que é mais importante num portfolio, 50 designs medíocres de logotipos, ou 5 ou 10 mesmo bons?

Como designer de logotipo, eu sou muito selectivo em que designs e logotipos eu mostro no meu portofolio e aos meus clientes que querem trabalhar comigo. Há alturar em que um cliente está a ser teimosos ao usar um elemento visual qualquer no logotipo que eu não aconselho, e nesses casos, eu explico o porquê, como profissional visual e criativo nesta área, de que é assim que deve ou não ficar.

Quando dou uma olhada em sites de design de logotipos, eu vejo muitas idéias que não acho que seja as melhores caso eu as tivesse que apresentar a um cliente. Pode haver um outro que eu gosto mesmo e que acho que funciona mesmo bem, mas por alguns que eu gosto muito, há uma série de logotipos pobres e que funcionam muito mal para representar certa empresa ou indústria.

Lembre-se, qualidade é mais importante que quantidade.



Como é que o designer de logotipo comunica consigo?

Com a internet, e o meu site, este site (Logos Logotipos), é exemplo disso, está a ficar cada vez mais comum comprar-se serviços ou produtos sem falar cara-a-cara com o profissional que estamos a contactar. A maior parte dos meus clientes falo apenas por telemóvel ou por email. Acaba por ser vantajoso para os dois a nível de tempo e comodidade, toda a gente fica a ganhar. Ainda assim, é preciso ter uma boa comunicação para perceber o que o cliente quer, e como é que o designer pode ajudar o cliente a ter o melhor logotipo que ele pode fazer para a sua empresa.

É preciso ter a certeza que o designer que está a contactar tem opções claras de como é contactado. Por exemplo, no meu caso eu posso ser contactado das 8h da manhã às 8h da noite através dos seguintes contactos:

joao[arroba]logoslogotipos.com.pt
912 138 283

E o gabinete físico na cidade de Alcobaça, distrito de Leiria.

Dá para perceber muitas vezes o nível de qualidade, como profissional de logotipo, a maneira como alguém fala ou escreve. A pontuação, a gramática são algumas das maneiras como se pode avaliar o profissional.



Testemunhos de outros clientes satisfeitos

Quem melhor para lhe dizer a si qual é o melhor designer de logotipos que outros clientes satisfeitos que já trabalharam com eles? Às vezes o porftolio pode-lhe dizer ou mostrar aquilo que você gosta e quer ver, mas mesmo assim, não é bom também poder ler aquilo que as outras pessoas pensam do designer de logotipo que você está a pensar contratar?

No meu caso, eu tenho uma página de clientes satisfeitos que já trabalharam comigo e ficaram satisfeitos com o preço e a qualidade e atenção que lhes dei. Clique neste link para ver os meus clientes satisfeitos.

Quando termino um trabalho para um cliente, pergunto-lhe por uma recomendação ou alguma frase ou parágrafo que ele ou ela ache que mostra como foi bom trabalhar comigo. Não houve ninguém até agora que recusasse, e eu acabo por mostrar os melhores na minha página de clientes satisfeitos.

É importante mostrar o nome da pessoa/cliente no testemunho, e melhor ainda, se tiverem, um link para o site deles, ou até mesmo email, caso seja útil (é preciso pedir permissão para estas coisas). Às vezes uma foto também por ser útil se bem que não é absolutamente necessário, e além do mais, no caso deste site, eu raramente me encontro com as pessoas cara-a-cara, é tudo feito cómodamente por email e/ou telefone.



Perguntas que um designer de logotipo faz

É difícil criar um logotipo que funciona, sem respostas. E para ter respostas é preciso fazer perguntas, melhor ainda, boas perguntas. Estas devem andar à volta dos ideais da empresa, do mercado-alvo, da indústria, de alguma característica, caso haja, de que a faça destacar em relação à concorrência, os objectivos da empresa e/ou os produtos ou serviços oferecidos.



O processo do design do logotipo

O que é que você sabe àcerca da maneira como o seu designer trabalha? Que passos são tomados antes ou depois do design do logotipo ter sido escolhido? Irá você receber toda a arte final e todos os ficheiros necessários tanto para a Web como para impressão física, e a que tamanhos reproduzíveis?

Quando estamos a gastar algum dinheiro ou a fazer um investimento deste género, embora baixo compara com outras coisas, você vai querer saber exactamente o que é que você está a pagar. Não é preciso ser duro e bruto, basta perguntar quando e de que maneira é que a arte final é entregue.

Um bom logotipo leva o seu tempo. Um designer não consegue simplesmente saltar para a frente do computador, escrever o nome da sua empresa, carregar num butão e “já tá”. Não… não é assim que as coisas funcionam. Os bons profissionais são bem pagos porque fazem as coisas como deve de ser.

Você deve esperar pelo menos 3 dias úteis para um design de logotipo de qualidade, além de futuras revisões que poderão demorar mais esta expectativa de tempo.

É por isso que nem sempre posso aceitar novos clientes por causa do meu compromisso em fazer trabalho de qualidade, com o melhor preço e tempo possível. Não gosto de ter listas de espera, mas infelizmente é o que acaba por acontecer às vezes.

Tenha cuidado com aqueles que lhe prometem que lhes conseguem fazer o serviço num dia ou dois. Isto é simplesmente irrealista dum ponto de vista de qualidade e atenção, e mostra quão pouco tempo ou vontade da parte do “profissional”, até porque assim não vai ter tempo de investigar como deve de ser a sua empresa e a sua concorrência. Brainstorming, investigação e uma série de outros factores precisam de tempo para serem bem analisados para criar o melhor logotipo que se pode criar. Leia o Processo de design do logotipo para ver alguns destes passos que estou aqui a escrever.

E é tudo. Espero com isto tê-lo ajudado a fazer uma boa escolha quando quiser contrar um profissional para lhe fazer um logotipo.

Posts relacionados:

  1. Criar logótipos como prática

Comments on this entry are closed.

Previous post:

Next post:

(additional scripts)