logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

A escolha do papel – parte II

by João Alexandre on October 15, 2011

in Ferramentas e recursos

Escolher o papel – parte II

Veja aqui a A escolha do papel – parte I

Como já foi referido o orçamento também pode limitar a escolha do papel, um projecto de design pode parecer espectacular impresso num papel especializado ou artesanal, mas o custo pode bem estar para além do limite do orçamento de impressão. Ao se decidir o tamanho e formato nas primeiras fases do design, deve-se ter em conta o tamanho do papel em que será impresso o trabalho, para que o custo de desperdício possa ser evitado.

O papel é fabricado em tamanhos conhecidos como A ou B (uma medida standard internacional baseada no rácio 1:?2, as folhas mantêm este rácio quando dobradas ao meio), e se possível o trabalho deverá adequar-se a um dos tamanhos standard, sem criar demasiado desperdício. Para evitar este desperdício também é importante saber o espaço de margem e o espaço para a máquina de impressão agarrar, tal como requerido pela impressora.

O trabalho pode implicar um acabamento especial, como envernizar ou plastificação, caso em que o impressor aconselhará em relação ao melhor papel a utilizar. Não utilizar um papel brilhante se for utilizar um verniz brilhante. Os tipos de encadernação e impressão serão influenciados pela direcção das fibras do papel, pelo que é importante uma consulta prévia.

As gráficas poderão fornecer ao designer livros de amostras produzidos pelos fabricantes de papel mostrando os valores e acabamentos do seu papel. É uma boa ideia construir uma biblioteca de livros de amostras.

E com este post dividido em duas partes, curtinho até, espero ter dado algumas luzes e ajudar a malta a saber escolher suporte/papel ideal para o trabalho que têm em mente.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)