logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo – erros ao criar a nossa marca

by João Alexandre on August 13, 2011

in Geral

Logotipo e a criação da marca

O logotipo é uma peça vital na sua marca

Não perca focus no logotipo e na sua marca

Um logotipo é uma das peças mais importantes da sua marca. É com o logotipo que você comunica ao seu público a confiança e a autoridade no seu campo. Outras coisas que podem formar a marca são o cartão de contacto, o papel de fax, o envelope e as outras coisas habituais de identidade da marca (onde o logotipo é aplicado). Ter um website é também importante já que é muito comum hoje em dia para as empresas terem uma presença online. Catálogos, panfletos (com o logotipo) também podem fazer parte da marca. A marca, com o logotipo, é a combinação de todos estes materiais de marketing com os quais você vai espalhar a perceção visual do seu negócio.

Da mesma forma que se passa com o design do logotipo, é difícil para alguns empresários justificarem investir mais na sua marca. O logotipo é o mínimo que se deve considerar, já que o logotipo vai ser usado em todo o tipo de aplicações (logotipo nos cartões, etc). Se você contratou um designer para lhe fazer um logotipo, faça com que ele crie também outros materiais de marketing, e não apenas o logotipo já que o logotipo é depois aplicado em tudo o resto para que o logotipo possa ser e estar consistente por todos os materiais onde o logotipo vai ser aplicado.

Se você for pelo caminho mais barato e pedir a um amigo, vizinho ou alguém da família para lhe fazer uma coisa tão importante quanto um logotipo, só porque é mais barato, você vai-se arrepender mais tarde e está a sabotar o seu próprio sucesso.

Isto é uma área onde não nos podemos dar ao luxo de ser barateiros. Deixe o logotipo, este trabalho, para os profissionais. Só porque você conhece alguém que sabe fazer umas coisitas engraçadas no computador e no Photoshop, não quer dizer que tenham o que é preciso para produzir um logotipo eficiente, um trabalho profissional. Criar um logotipo e construir uma marca é muito mais do que clicar nuns filtro e botões em programas de edição de imagem (não é assim que os logotipos são criados). Além do mais, nem você nem o seu amigo amador vai perceber a linguagem usada com as gráficas, tipografias e casas de impressão, o que pode ser problemático quando for altura de ter os seus materiais impressos, e isto pode e muito provavelmente vai resultar numa perda de tempo e dinheiro para si. Quem se mete em atalhos mete-se em trabalhos.

Afinal de contas isto é o seu negócio, a sua empresa, o seu bébé. Você gostava de confiar ao seu amigo ou vizinho a tarefa de se encontrar com um cliente que ia precisar de certo conhecimentos ou perícia da sua indústria para poder falar com o cliente ou dar-lhe um orçamento? Você ia confiar a este amigo conselhos sobre matérias legais ou de IRS se ele não fosse um advogado? Se você não ia gostar que esta pessoa tratasse destas tarefas por si, que são tão importantes para si e para o seu negócio, porque é que você ia-lhe então confiar a ele para construir a sua marca e arricar o futuro do seu negócio?

Ter uma marca e um kit básico de identidade à volta do logotipo pode ser ou parecer um bocado caro se você estiver sério àcerca de querer um trabalho feito duma maneira profissional, mas a verdadeira questão é que você não se pode dar ao luxo de não ter um bom logotipo, uma boa marca de qualidade que vai ser a base do seu sucesso. Com uma marca forte a suportá-lo, você vai eventualmente encontrar pelo menos alguns primeiros clientes ou negócios, que em si já lhe está a pagar pelo investimento que você fez. As probabilidades ditam que você vai ter pelo menos muito mais do que apenas alguns clientes, por isso é que o logotipo e a marca são importantes.

A sua marca pode ser cara mas vai ser um investimento único. Se você der toda a informação possível ao designer e você tem um logotipo criado profissionalmente, e este logotipo é congruente e bem aplicado ao longo de todos os materiais onde o logotipo é aplicado, então você tem aqui uma identidade forte para a qual a sua marca pode florescer com sucesso ao longo dos anos.

Todas as grandes empresas, ou pelo menos aquelas muito conhecidas, têm uma marca e identidade muito fortes, eles não teriam “subido ao poder” e terem-se tornado tão populares sem um bom logotipo e uma marca. É preciso investir o suficiente na sua marca para que o seu negócio possa florescer.

Posts relacionados:

  1. Criar logótipos como prática

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)