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Dinâmica, Ênfase e Contraste – Parte I

by João Alexandre on October 27, 2011

in Teoria geral

Dinâmica, Ênfase e Contraste – Parte I


A ênfase visual é um meio de direccionar especificamente o observador, ordenando informação complexa através da criação de uma hierarquia visual e destacando elementos. Quatro formas de criar ênfase visual são através da utilização do tamanho, valor, cor e disposição (localização).

A utilização eficaz da ênfase é essencial para comunicar com clareza e serenidade e funciona para concentrar e direccionar progressivamente o observador através de um design. A ênfase tal como as outras bases do design gráfico, deve ser sempre analisada em relação ao design como um todo.

Muitos exemplos de tamanho, valor, cor e disposição utilizados como ênfase podem ser vistos em jornais e revistas em que o ritmo visual é quebrado em pequenas parcelas de informação. Estes são destacados de maneiras diferentes, por exemplo através de um cabeçalho (tamanho), um texto introdutório a negrito (valor), um filete colorido ou uma alteração de tom nas definições de texto (cor), disposição ou arranjo discreto dos elementos (disposição).

O tamanho cria ênfase através do contraste em proporções de formato, tipo, imagem, relação de elementos, dimensão (comprimento e altura) e volume (área e profundidade). Reduzir um elemento a um tamanho pequeno num grande formato pode ser tão poderoso como aumentá-lo para preencher a área, se não mais.

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