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Design dos materiais de marketing

by João Alexandre on August 19, 2011

in Geral

Design de materiais de marketing

Onde começar

Pode parecer óbvio para a maior parte das pessoas, mas muitas vezes não é tão fácil quanto parece. Há uma maneira recomendada na ordem dos seus materiais de marketing (papel de fax, cartão de contacto, etc), e deve-se prestar atenção suficiente à qualidade deste tipo de trabalho. Os seus materiais de marketing devem ser criados de acordo com a relevância para o seu negócio, mas normalmente há uma certa ordem que funciona melhor para a maior parte, se não que todos os tipos de indústria.

Primeiro, temos que ter a nossa história. A história da nossa empresa, que é básicamente quem somos e o que é que fazemos, porque é que estamos no mercado, e quem é a nossa clientela-alvo, os clientes que iremos servir e de através de que produtos ou serviços assim o vamos fazer. Ter isto já pensado e criado vai tornar as idéias mais claras para nos orientarmos na direcção em que queiramos levar os nossos materiais de marketing. Você provavelmente já sabe a sua história, afinal isto é a sua empresa, ainda assim é bom re-lembrar e saber que temos que começar pelo princípio.

O logótipo. Criar o seu logótipo é normalmente o primeiro esforço tido no processo criativo. Você próprio consegue fácilmente escrever a história do seu negócio mas no que toca ao logótipo você vai de certeza precisar de ajuda profissional, dum designer. O seu logótipo vai estar em todo o tipo de materiais de marketing, e como tal deve ser a primeira peça criativa a ser criada. Não há maneira de queremos ter um papel de carta criado, ou um cartão de contacto primeiro, e depois o logo, isso não faz sentido, a menos que você seja o tipo de empresário que não se importa de ter uma bonecada qualquer no seu cartão de contacto.

Criar o logótipo primeiro vai ali criar um parâmetro de regras visuais nas quais os seus materiais de marketing se podem apoiar (mesmas cores, mesmo “feeling”, etc), para que a mensagem visual transmitida seja congruente ao longo dos vários médiums onde o logótipo e os materiais de marketing possam ser aplicados e distribuídos.

Depois, o seu cartão de contacto. O logótipo não faz nada por ele próprio num bocado de papel ou se tiver sentadinho num ficheiro, parado no seu computador. Criar um bom cartão de contacto com o seu logótipo é importante para que você tenha a primeira peça física de design nas suas mãos. Nessa altura já você pode entregar o seu cartão ao balcão, ou em pessoa quando estiver a fazer networking e a conhecer pessoas, em conferências ou outro tipo de eventos.

Se for em pequenas quantidades ao princípio, imprima-os você próprios numa boa impressora ou mande-os imprimir numa impressora digital, que é normalmente mais versátil se você não quiser ir à sua tipografia local já que eles preferem que você imprima grandes quantidades logo duma vez para ficar em conta para eles.

O próximo passo pode ser o papel de cart/fax/envelope? Pode ser, porque você pode (ainda) não precisar dele, mas algumas pessoas podem. Pense como vai usar este tipo de material, se você os vai mandar imprimir para que os possa ter à mão quando forem precisos, ou num ficheiro no computador para que o possa imprimir à medida que seja preciso.

Um site é uma coisa que você também devia de considerar. “Antigamente” quando a internet estava a crescer não haviam muitos negócios que podia justificar o investimento, mas hoje em dia é comum partir do princípio que você precisa de um. Um site é uma boa maneira de organizar as suas idéias e o material de texto da sua empresa porque não há assim muito espaço para encher já que as pessoas se distraem fácimente na internet. Ter informação curta, precisa e directa disponível no seu site é uma maneira de responder, 24 horas por dia, a questões ou curiosidades que os seus clientes possam ter, e você pode fácilmente mudar o texto no seu site e mantê-lo actualizado. E se você tiver o seu site optimizado para os motores de busca, então ainda melhor porque vai conseguir ainda mais clientes adicionais.

Outros tipos de materiais impressos que você pode precisar são panfletos, catálogos, design para embalagens, etc. Estes podem normalmente ser guardados para último lugar, e a quantidade que vai precisar vai depender das suas necessidades e do tipo de indústria. Se os vai mandar criar a um designer profissional, mantenha o design consistente com o seu logótipo e os seus outros materiais de marketing. Se você criar uma coisa que as pessoas querem ler e querem guardar, acaba por ser muito vantajoso a longo prazo tanto para você, como para a sua empresa e os seus clientes.

Ao seguir esta ordem, você vai estar no bom caminho para ter um set completo de materiais de marketing que o vão ajudar a si e à sua empresa a terem sucesso.

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