logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Logotipo – o que o seu designer tem de saber

by João Alexandre on July 30, 2011

in Geral

Logotipo – o que o seu designer

Tem de saber para lhe fazer um bom logotipo

Escolha o seu designer de logotipo com cuidado


Os empresários normalmente sabem que têm de dar alguma informação sobre a sua empresa a um designer para ele lhe criar um logotipo. O problema é que muitas vezes não o fazem de maneira suficiente porque, ou pensam que estão a sugerir que o designer não sabe fazer o trabalho dele (logotipo), ou pensam que o designer, por ser muito proficiente no design do logotipo, e como já fez dezenas de logotipos, que ele sabe automaticamente o que há-de fazer quando for criar o logotipo para a sua empresa.

Para ter a certeza que o seu logotipo vai representar bem a sua empresa, você tem de dar ao seu designer informação suficiente para que ambos depois não fiquem chateados um com o outro caso o logotipo depois não tenha alcançado as expectativas que o logotipo o devia assim ter feito. Mesmo que o logotipo seja bonito, pode não saber representar bem o seu negócio ou a sua marca da melhor maneira que podia se fosse dada atenção suficiente na criação do logotipo.

Como designer, eu quero que as pessoas me digam uma série de coisas sobre a sua empresa, como começaram e o que as motivou a começar e outro tipo de informação para que eu possa criar um bom logotipo e identidade para que toda a gente fique contente. Fique grato quando alguém quer saber muito sobre a sua empresa, assim você sabe que isso irá ajudar no processo de criação do logotipo. Mesmo que o designer não pareça muito interessado em ouvir ou receber informação de si, tenha pelo menos a certeza, para ele fazer o logotipo, que ele tem o que é preciso do seu site (se o tiver) ou ao ler os seus outros materiais de marketing.

Aqui estão algumas das coisas que você deve saber antes de contactar um designer para lhe fazer um logotipo. Se ele for um bom designer de logotipo ele ir-lhe-á fazer estas perguntas:

    1. Porque é que você escolheu o nome que escolheu para a sua empresa? Alguma importância em especial?

    2. O que é que você vende? Que tipos de produtos ou serviços?

    3. Que tipos de clientes é que você está mais interessado em atrair?

    4. Que tipo de mensagem é que você quer comunicar aos seus clientes e que tipo de personalidade através do seu logotipo? O que é que quer que eles digam sobre a sua empresa?

    5. O que é que o torna especial de forma a que as pessoas o queiram escolher a si e não a outro qualquer na sua indústria?

Estas perguntas são um bocado durar mas são perguntas que você deve ter mais ou menos conscientes e saber respondê-las bem.

Para lhe dar um exemplo, ao longo do anos como designer de logotipo, eu descobri que a maior parte dos meus clientes vende serviços, em vez de serem retalhistas. Eles são pessoas ocupadas, bem educadas e bastante boas naquilo que fazem, eles só não percebem é muito sobre design gráfico, design do logotipo e marketing no geral. Alguns exemplos são contabilistas, advogados, treinadores pessoais, nutricionistas, arquitectos, etc. Isto não é uma lista exaustiva são apenas alguns exemplos de clientes que gostam dum bom logotipo para o seu negócio, além de ser um exemplo do tipo de cliente ideal com o qual eu gosto de trabalhar.

Eles disseram-me que me escolheram para lhes fazer o logotipo deles, em vez de outros designers/profissionais, porque eu percebo o negócio e as necessidades deles, enquanto que os outros designers estão mais preocupados em despachar a coisa.

Como é óbvio, é bom ser capaz de impressionar os clientes com um bom design do logotipo, mas eu preciso de perceber a situação deles para que lhes consiga dar o tipo de serviço que os outros designers não conseguem, e que o logotipo deles e o trabalho que me peçam no futuro seja bem focado nas suas necessidades. Como resultado o logotipo e outros trabalhos (catálogos, flyers) que lhes faço acabam por ser exactamente o tipo de trabalho que tinham em mente, e eles acabam por conseguir fazer mais dinheiro baseado na boa marca e identidade que agora têm (no qual o logotipo tem uma parte importante).

Isto são apenas alguns exemplos para que você tenha uma idéia e possa começar a responder a algumas destas questões para poder ao seu logotipo, à sua imagem, informação suficiente, para que o designer que você escolher lhe possa fazer um bom logotipo, um bom trabalho.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)