logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Densidade Proposicional

by João Alexandre on May 8, 2012

in Teoria do logotipo

Densidade proposicional



É a relação entre os elementos do design e o significado que eles transmitem. Designs com elevada densidade proposicional são mais interessantes e memoráveis do que o design com baixa densidade proposicional.

Densidade proposicional é o conjunto de informação disposta num objecto ou ambiente por elemento de unidade. Elevada densidade proporcional é o factor chave para criar design atraente e memorável. Existem dois tipos de proporção: proposições de superfície e proposições profundas.

A proposição de superfície são os elementos perceptíveis e salientes de um objecto ou ambiente. A proposição interior ou profunda é o que está por detrás ou o significado desses elementos. A densidade proposicional pode ser calculada dividindo o número de proposições profundas pelo número de proposições de superfície, matematicamente:

DP = P d / P s

Onde:

DP é a densidade proposicional
P d é o número de proposições profundas
P s é o número de proposições de superfície

Objectos com elevado DP (DP > 1) têm tendência para serem mais interessantes e atraentes do que objectos com baixa DP (DP < 1). Objectos simples (com algumas proposições de superfície) são mais ricos em significado (com muitas proposições profundas) são percebidos como os mais atraentes.

Tendo como exemplo o moderno logo da Apple, as proposições de superfície expressas pelo logo são uma maçã com uma folha e uma dentada. As proposições profundas são: A maçã é uma fruta saudável; a maceira é a árvore bíblica do conhecimento; a “bite” na maçã representa um meio para alcançar o conhecimento; a queda de uma maçã fez Isaac Newton chegar à teoria da gravidade; “a apple a day keeps the doctor away”; entre outros. O logo da Apple tem a DP = 2, um densidade proposicional bastante elevada o que faz com que o logo seja apelativo e fácil de lembrar.

Logotipo Obama

Logotipo Obama

O logo da campanha presidencial de 2008
de Barack Obama recebeu grande aclamação
pelo design, mas a densidade proposicional
(PD = 10 /3 = 3,33) é a causa principal
do seu sucesso.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)