logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Criar logótipos como prática

by João Alexandre on July 5, 2011

in Produtividade

Design do logótipo para ganhar experiência



Ao princípio podemos não ser lá muito bons nalguma coisa, mas com o tempo e com prática acabamos por ficar melhor. A primeira vez que conduzimos um carro nós estávamos num estado chamado de incompetência inconsciente, nós não sabíamos que não sabíamos. Ao falhar algumas vezes e tentar mais um bocado chegamos à conclusão que não sabemos conduzir um carro, e entramos no estado de incompetência consciente, já que agora estamos conscientes que não o sabemos fazer bem.

Enquanto recebemos feedback do nosso instrutor e começamos a perceber mais da coisa através da repetição progressiva, e com a experiência, chegamos a um estado de competência consciente, em que já somos suficientemente capazes de conduzir, mas precisamos de toda a nossa atenção e esforço consciente para assim conseguir fazer acções como virar o volante, meter piscas, ajustar e olhar para os espelhos, acelerar, travar, tudo isto enquanto prestamos atenção à estrada, aos sinais e à nossa condução no geral.

Mãos femininas ao volante

Competência ao volante

Eventualmente ao fim de alguns meses de prática e de muita repetição por trás, chegamos a um ponto chamado de competência inconsciente, na qual já somos bem competentes a conduzir e não nos precisamos de concentrar demasiado para conduzir bem, especialmente se for em áreas conhecidas onde costumamos passar. Pode acontecer que estamos a ir de carro para um sítio familiar e às vezes aprece que chegamos lá sem dar conta disso.

Para bom na criação e design de logotipos e do design gráfico no geral, e até noutras áreas da vida e profissional, é preciso praticar e ser proficiente. Ao princípio é bom saber trabalhar com o software a nível técnico. Ao dominaro software, a parte técnica, podemos mais fácilmente alcançar o resultado final do design ao qual queremos chegar, da maneira como o visualizámos ou como o desenhámos no papel.

Mão à frente de ecrã de computador

Uma ferramente é apenas uma ferramenta

O software é apenas uma ferramenta (há malta a fazer bom design em Power Point… erm…), mas ao saber trabalhar com ele, podemos focarmo-nos outras áreas como sacar mais conceitos e designs da nossa cabeça e que os consigamos traduzir eficientemente através da ferramenta.

Normalmente nós não ficamos experts numa certa área ou numa certa ferramenta logo duma vez, o que acontece é irmos ficando bons aos poucos e poucos numa variada gama de áreas até sermos por exemplo bons numa e razoável noutras.

Ao praticar vamos alcançar um nível mais elevado de proficiência em todo o processo de criação do logotipo, não só em termos de tempo mas também em termos de criatividade e habilidade de comunicar a mensagem do negócio através do seu logótipo.

Chegar a este nível de experiência requer uma boa dose de auto-motivação, e ter a força de vontade para nos agarrarmos a certos hábitos. Tudo isto se torna mais fácil quando genuinamente gostamos da nossa área, se gostamos mesmo (estou a falar para os criativos) do processo de criação de logotipos e da identidade empresarial, a prática acaba por não ser prática, acaba por ser uma coisa divertida.

Muitos dos músicos de orquestras profissionais podem começar todos muito novos, todos com a mesma idade, e chega um ponto que o que distingue os profissionais dos amadores não é o talento mas sim a quantidade de horas que cada um dedicou a tocar o seu instrumento, todos os dias (ninguém disse que era fácil).

Banda de escola

A prática faz a perfeição

Não há uma maneira de contornar isto, se queremos ser melhor em alguma coisa, tempos de dedicar pelo menos algum tempo à prática dessa actividade. Só através da persistência, e estar concentrado e motivado é que vamos ganhar a experiência para sermos proficientes em alguma coisa.

Posts relacionados:

  1. Os perigos das galerias de logótipos

3 comments… read them below or add one

Manuel José Ngola Joao July 25, 2011 at 11:42 pm

Boa Tarde! sou de Angola, e estou aflito em criar um logotipo do meu pequeno restaurante. no entanto, peço calorosamente q me ajude com algumas propostas

segue o nome do restaurante,

Restaurante Estrela do Mar. (contém sala de jogos/Bilhar, Matraquilos e mais)

Casto Yugar Santos January 29, 2013 at 10:53 am

Bom dia Joao; estou tentando criar meu logotivo para minha empresa de servicos eletricos, automaçao e instrumentacao, peço por favor me ajude com algunas sugestoes suas.

O nome da minha empresa e: KAYUSA Energia e Automaçao.

sds.

João Alexandre January 29, 2013 at 1:05 pm

Olá Casto,

Se necessitar dos nossos serviços, me envie um email através do formulário de contacto onde lhe poderei dar uma cotação. Ou então escolha o pacote micro.

Se decidir fazer o logotipo por si mesmo, dê uma olhada nos logotipos que fizemos para servir como inspiração: http://logoslogotipos.com.pt/exemploslogotipos/. Analise a sua concorrência: o que é que gosta sobre eles? O que é que não gosta sobre a marca deles? Que tipo de símbolo ou tipografia seria adequada? Com serifa, sem serifa? Etc. Responder a estas perguntas poderão ajudá-lo caso decida fazer o logotipo por si mesmo.

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)