logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

Cores – o básico

by João Alexandre on May 11, 2012

in Teoria geral

O que precisa saber sobre cores

Versão muito resumida

Uma vez que o monitor do computador gera luz branca, este é capaz de apresentar todas as cores que o olhar é capaz de ver. É um facto da física que (com excepção dos espelhos) todos os objectos absorvem alguma luz, mesmo sendo uma pequena quantidade. Assim, o espectro completo nunca pode ser reflectido.

O branco de um ecrã é sempre mais brilhante do que o mais branco de todos os papéis de impressão brancos. Isto deve-se ao facto de o papel não reflectir toda a luz branca que cai sobre ele.

Nenhum dos inúmeros ricos e vibrantes pigmentos utilizados nas tintas podem igualar o brilho do ecrã do computador. Também é impossível utilizar milhares de tintas coloridas diferentes para reproduzir imagens coloridas.

Por isso, na impressão as três cores básicas cyan (C) , magenta (M) e amarelo (Y) são misturadas para simular o mundo real da cor tão perto quanto possível. A tinta preta (K) também é adicionada para aumentar as áreas de sombra e torná-las mais fortes. A mistura é obtida através da impressão de formações de pequenos pontos, cada um com uma cor específica, que se fundem quando observados à distância de leitura.

Este método de reprodução é conhecido como quadricromia (CMYK).

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)