logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

logotipo – como saber reconhecer um bom logo

by João Alexandre on June 28, 2011

in Análise logotipo

Logotipo – ver para crer

Há pessoas que podem não saber criar bons logos, ou outro tipo de trabalho, mas eles sabem reconhecer bom design e bons logótipos quando os vêem. Faz lembrar o caso de Jacobellis vs Ohio, um caso aclamado aqui há umas decadas atrás nos Estados Unidos da América em que Potter Stewart disse que a pornografia é difícil de descrever, mas que ele sabia o que era quando a via.

A maior parte dos profissionais e até alunos e pessoas que têm como passatempo uma certa área conseguem identificar bom trabalho quando o vêem, mas nem toda a gente consegue igualar a qualidade do trabalho feito por aquela minoria. De certa forma podíamos fazer uma analogia desportiva aqui: há uma série de atletas medíocres em todos os desportos, e isto não é ser mau, é apenas ser realista. De toda a gente que é nascida, devido ao potencial genético de cada um, só uma pequena fracção das pessoas vão ter o perfil ou potentical genético para competir em determinado desporto. E desses, uma percentagem ainda mais pequena vão se destacar e tornar-se campeões na sua área.

Pode parecer estranho, mas são normalmente os atletas medíocres, no seu tempo, que acabam por se tornar em grandes treinadores (Mourinho?) porque eles tiveram que se esforçar mais do que outros jogadores mais talentosos (a nível físico) e perceber o desporto que praticavam duma maneira mais analista do que aqueles que o faziam duma maneira mais natural.

Faz então sentido que um designer gráfico consegue reconhecer um bom trabalho gráfico e um bom logotipo quando o vê.

Isto pode ser um bocado subjectivo, mas para mim há 4 aspectos chave que fazem um logótipo um bom logo:

1. Apropriado
2. Intemporal
3. Memorável
4. Simples
5. Versátil

Um logo apropriado é aquele que foi criado para uma audiência-alvo. Um logótipo para uma empresa de marketing/consultoria vai ser diferente dum logo para uma empresa de actividades ao ar livre (e se não é, devia). No caso da primeira o design e aspecto podem ter uma qualidade mais clássica, enquanto que no segundo já podemos ter elementos visuais mais criativos e menos conservadores.

Intemporal é o que todos os bons logótipos da “velha guarda” partilham entre si. A Coca Cola é um exemplo disto, já que não mudou quase nada ao longo das décadas. Isto não quer dizer que as empresas não devam investir no re-design dos seus logos, é mais pela questão que mais vale ter alguma coisa criada profissionalmente, de raíz, para não andar a tapar buracos mais tarde.

Memorável é a qualidade que o logotipo tem de ficar na mente das pessoas e ser partilhado em consciência através das várias culturas e ao longo do tempo. Para conseguir isto o logo tem de ser claro e fácilmente reconhecível e inteligível (quer dizer que não pode haver espaço para incertezas visuais, ou confusão).

Ser simples é tido às vezes como mau sinal. Bem pelo contrário, é uma óptima característica para se ter num logo. Os logótipos de algumas das empresas mais famosas são muito simples (Sony, Phillips, entre outros). Ter muitos elementos visuais no logo “só para encher” vai distrair o espectador e atrasar o seu reconhecimento visual.

Por fim, um logotipo versátil é aquele que foi criado para estar preparado para ser impresso e visto em vários médiuns e plataformas. Ter o logo criado em formato vectorial vai-nos permitir expandir o trabalho sem perda de qualidade para que possa ser impresso em grandes formatos. Outra forma de ser versátil é se o logotipo consegue comunicar a mesma mensagem em apenas uma cor, seja o preto com que vai ser impresso no papel de faz ou uma outra cor qualquer. Há designers que até começam o processo de criação dum logótipo ao criá-lo primeiro em preto-e-branco, para ver se ele funciona bem assim, e depois é que começam a juntar cor.

Como bónus deixo-vos alguns logos: também vocês conseguem reconhecer um logo quando o vêem?


Elara Systems logo

Elara Systems logotipo

Ecocafe logo

Ecocafe logotipo

Castle Print logo

Castle Print logotipo

Aramova logo

Aramova logotipo

Adjamik logo

Admajik logotipo

Wine logo

Wine logotipo

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)