logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

7 Logos de cervejas famosas

by João Alexandre on October 20, 2010

in Mostras de logotipos

7 Logótipos de cervejas famosas

E suas histórias

A próxima vez que abrir uma garrafa de cerveja, não engula apenas a bebida – observe o logótipo no rótulo. Já se perguntou quem realmente é a rapariga da St. Pauli Girl? Ou porque há o misterioso número “33″ nas garrafas de cerveja, Rolling Rock? Em baixo pode ler sobre as histórias por detrás de 7 logótipos de cervejas famosas.


Logotipo e cerveja


St. Pauli Girl

Provavelmente não é apenas uma empregada de mesa. Como pode não se gostar da St. Pauli Girl? Ela é loira, bonita, e traz grandes canecas de cerveja espumante, mas o que a maioria das pessoas não percebe é que ela não é exactamente uma empregada de mesa. Sim, St. Pauli é o famoso distrito da luz vermelha de Hamburgo, na Alemanha.

Em 1977, a cerveja St. Pauli Girl começou a escolher uma modelo promocional para representar a marca de cerveja e aparecer no popular cartaz da St. Pauli Girl. Em 1999, eles começaram a usar playmates da revista Playboy como a menina da St. Pauli Girl.

Logotipo St. Paulli

Logótipo St. Paulli



Pabst Blue Ribbon

Pabst Blue Ribbon é uma marca de cerveja vendida por Pabst Brewing Company, originalmente estabelecida em Milwaukee, Wisconsin, mas agora com sede em Woodridge, Illinois. Pabst Blue Ribbon é fabricada em seis diferentes fábricas de cerveja em diversos estados dos EUA em instalações de propriedade de Miller Brewing Company.

Originalmente chamada Best Select e Pabst Select, o nome actual veio das fitas azuis que foram atadas em torno do gargalo, uma prática que funcionou de 1882 até 1916. A companhia afirmou a sua cerveja emblemática, que foi rebaptizada de Pabst Blue Ribbon, após a sua vitória como “America’s Best” no World’s Columbian Exposition em Chicago em 1893.

Se a marca realmente ganhou um prémio em 1893 não está bem claro. Alguns relatos contemporâneos indicam que muitos vendedores saíram frustrados pela recusa da feira atribuir tais prémios. Um relato diz que os únicos prémios concedidos pelo comité executivo foram medalhas de bronze, em reconhecimento da “excelência de alguns independentes,” ao invés “de simplesmente indicar os méritos relativos dos concorrentes da exposição.”

As vendas de Pabst atingiram o pico em 1977, quando atingiu 18 milhões de barris, em 2001, as vendas da marca foram inferiores a um milhão de barris, menos 90% que o pico atingido em 1977.

Logotipo Pabst Blue Ribbon

Logótipo Pabst Blue Ribbon



Rolling Rock 33

O 33 misterioso está no rótulo da Rolling Rock desde o seu primeiro lote fabricado na Latrobe Brewing Company em 1939, mas o que realmente representa? Teorias sobre a origem do enigmático 33, não têm faltado, algumas nasceram em argumentos de bar, vão desde o ano 1933 (o ano de Lei Seca), de quantos passos tinha de se dar do escritório do mestre cervejeiro para o piso onde se fazia a cerveja, o número do cavalo de corrida no rótulo.

De acordo com James Tito, ex-CEO da Latrobe Brewing, o número 33 pode ser realmente um acidente. Quando os fundadores da empresa surgiram com o slogan:

Rolling Rock – From the glass lined tanks of Old Latrobe, we tender this premium beer for your enjoyment as a tribute to your good taste. It comes from the mountain springs to you.

Alguém escreveu ’33 ‘no final para indicar o número de palavras, mas foi impresso no rótulo da garrafa por equívoco. Decidiram manter os 33 em vez de ter de substituir as garrafas. Mesmo sendo o slogan mudado várias vezes na história da Rolling Rock, a empresa certificava-se que seria usado o mesmo número de palavras.

Logotipo Rolling Rock

Logótipo Rolling Rock



Heineken

O logotipo da Heineken é bastante simples: trata-se de uma estrela vermelha de cinco pontas, e a palavra “Heineken” em verde, mas há algo de extraordinário neste logo: Alfred Henry (Freddy) Heineken o neto do fundador da empresa, Gerard Heineken, ajudou a desenvolver a fonte utilizada no logo da própria empresa (hoje comum, mas raro na época). Ele insistiu que o “e” do logotipo devia ser amigável. Na verdade, as três letras “e” do logótipo são ligeiramente inclinadas para trás, para fazer parecer que estão a sorrir.

Logotipo Heineken

Logótipo Heineken



Guinness

Arthur Guinness fez a sua cerveja preta em 1759, levou a Guinness recuo mais de 100 anos para seleccionar o seu logótipo – a harpa de Brian Boru – uma harpa gaélica no emblema heráldico da Irlanda é um símbolo de unidade da Irlanda. Por curiosidade a Irlanda é o único país no mundo com um instrumento musical como emblema nacional.

Brian Boru foi o rei da Irlanda, que governou de 1002-1014 e protegeu e/ou libertou o povo da Irlanda dos Vikings segundo o mito celta, a harpa gaélica era propriedade do Dagda, um rei/deus, que pode convocar as estações.

Há realmente um verdadeiro instrumento chamado a harpa de Brian Boru. É uma das três harpas medievais sobreviventes do século XIV ou XV e está em exposição no Trinity College de Dublin.

Logotipo Guiness

Logótipo Guiness



Stella Artois

Stella Artois foi lançada como uma cerveja de Natal em 1926 – o seu nome no logotipo é uma combinação da palavra em latim “estrela” e Sebastian Artois, um mestre cervejeiro da Cervejaria Den Hoorn Brewery (fundado em 1366) em Louvain, na Bélgica.

O logótipo da cerveja Stella Artois, como não podia deixar de ser, reflecte a origem da cerveja, a moldura em torno do nome é no estilo da arquitectura flamenga da cidade.

Logotipo Stella Artois

Logótipo Stella Artois



Bass Red Triangle

O Logótipo Bass Pale Ale’s Red Triangle pode ser simples, mas foi a primeira marca a ser registada na Grã-Bretanha. Quando a lei de registo de uma marca entrou em vigor em 01 de Janeiro de 1876, um funcionário da Bass foi enviado para esperar uma noite na rua em frente ao escritório, a fim de ser o primeiro na fila para registar a marca na manhã seguinte.

Bass & Co. cervejaria tem as duas primeiras marcas, sendo a primeira a Bass Red Triangle, e a segunda Bass Red Diamond para a sua cerveja mais forte. Bass também é a cerveja que mais destaque tem nas artes plásticas. Garrafas de cerveja Bass podem ser vistas no “Bar” pintura de Manet 1882 no Folies-Bergère.

Logotipo Bass Red Triangle

Logótipo Bass Red Triangle

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)