logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

40 anos do logotipo da Nike

by João Alexandre on October 10, 2011

in Análise logotipo

Logotipo Nike

Logotipo Nike – 40 anos

Carolyn Davidson era estudante quando lhe foi proposto que fizesse o design de um dos logos mais reconhecido em todo o mundo. O que a tornou bastante conhecida entre estudantes de design e profissionais por todo o mundo.

Foi há 40 anos que Carolyn Davidson apareceu com o símbolo da Nike e ela afirma que gosta muito do logo e que não se cansa de olhar para ele. E provavelmente também não se cansa da fama da sua criação nem do dinheiro que ganhou pelo seu trabalho. Estima-se que as acções da Nike que ela ganhou de presente pelo resultado do seu design valem hoje em dia $643,035 e ela nunca vendeu nenhuma.

Foi em 1971, Carolyn Davidson era estudante na Universidade de Portland onde o fundador Bill Bowerman era lendário treinador de atletismo e o fundador Phil Knight era um jovem professor de contabilidade.

Carolyn Davidson estava sentada na entrada da Universidade quando foi abordada por Knight que lhe propôs a criação do logotipo, ele ofereceu-lhe $2 por hora, mas nunca pensou que ela demorasse 17,5 horas com o projecto. Carolyn Davidson não sabe bem quanto tempo demorou para fazer o design do logótipo, mas ela estima que foram mais de 17,5 horas.

Na festa em sua honra em 1983, um empregado da Nike disse “Toda a gente sabe que ela criou o logotipo da Nike e recebeu a módica quantia de 35 dólares pelo logo.” No mesmo evento Knight afirmou em tom de brincadeira “Que quando lhe pagou os $35 pediu-lhe para não o depositar imediatamente.”

Carolyn Davidson depois de se licenciar trabalhou para a Nike durante alguns anos, até decidir começar a trabalhar como freelancer para um determinado número de clientes.

Em 1983, a Nike era uma empresa em crescimento, e os fundadores queriam fazer alguma coisa para reconhecer o seu contributo. Convidaram-na para um almoço na empresa e surpreenderam-na com uma festa onde lhe ofereceram um anel de ouro com o símbolo da Nike e um pequeno diamante neste. Também lhe deram um certificado de apreciação e 500 acções da Nike.

40 anos logo nike

Logotipo Nike - 40 anos

Carolyn Davidson não se considera milionária, contudo vive confortavelmente e passa muito do seu tempo como voluntária na fundação “Ronald McDonald House.”

Ao reflectir, sobre o processo do design, afirma que foi um desafio surgir com um logotipo que transmitisse movimento, que tinha de ficar bem nas sapatilhas e que o Knight e o resto da equipa gostassem. Em particular o Knight que estava muito impressionado com as riscas da empresa rival a Adidas, ela diz que foi difícil aparecer com alguma coisa original.

Carolyn Davidson fez rascunhos de vários possíveis logos e desenhou-os em ténis. Quando ela mostrou o seu design final ao Knight e a outros dois executivos em 1971, eles não ficaram logo convencidos pelo logotipo e perguntaram-lhe “o que mais tem para mostrar?”

Foi então que passados alguns minutos eles decidiram então que esta seria a melhor proposta e decidiram avançar imediatamente, sem darem tempo a Carolyn Davidson para dar os ajustes finais.

A Nike começou em 1964 como Blue Ribbon Sports e fazia distribuição de ténis Japoneses nos U.S. Mas começou a criar os seus próprios sapatos no México. Em 1972 a companhia começou a vender sapatos com o nome da Nike (o Deus Grego da Vitória) e em 1978 a companhia adoptou o nome para todas as operações.

Leave a Comment

1 trackback

Previous post:

Next post:

(additional scripts)