logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

20 ferramentas de cores para designers

by João Alexandre on August 9, 2010

in Ferramentas e recursos

Ser capaz de escolher as cores certas é fundamental na elaboração de um projecto eficaz, seja para a web ou para impressão. Se é capaz de alcançar um bom equilíbrio dentro do projecto, então ele vai comunicar uma mensagem mais forte com muito mais facilidade para os cibernautas ou leitores, porque certas cores “activam” certos tipos de emoções.

Abaixo compilamos uma lista que contém 20 ferramentas de combinação de cores para designers. Pode usar esta lista para escolher a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades.

Kuler

O aplicativo web que gera temas de cor que pode inspirar qualquer projecto. Não importa o que está a criar, com Kuler pode experimentar rapidamente variações de cor e procurar milhares de temas da comunidade Kuler.



Color Scheme Designer

Color Scheme Designer está entre nós há algum tempo e foi recentemente reescrito. Actualmente tem grandes conversões de cores, um painel de visualização, e um URL permanente dos esquemas que criar. É quase como se fosse um site de hospedagem de esquemas de cores.


Contrast-A: Find Accessible Color Combinations

Esta aplicação permite-lhe experimentar várias combinações de cores, rever a acessibilidade das suas cores e criar paletes de cores.



Infohound Color Schemer

Infohound Color Schemer ajuda a encontrar e testar esquemas de cores. Permite configurar a saturação e o brilho, defina o valor da matiz e combina as suas cores automaticamente.



Check My Color

Esta ferramenta permite verificar as combinações de cores e dá-lhe a opção de determinar se a variação de cores é adequada para pessoas com deficiência visual.


Toucan Color Palettes

Toucan permite escolher até 20 cores por palete usando regras de associação de cores ou fazer um upload de uma imagem, colaborar com outros usuários e importar imagens do Flickr, Picasa e Facebook.



Hex Color Scheme Generator

O Hex Color Scheme Generator é uma excelente ferramenta para usar se quiser criar uma bonita e lógica combinação de cores. Actua como um “orientador” de cores, simplesmente tem de dizer que cor gostaria de usar e o Hex Color Scheme Generator gera as melhores combinações.



Pictaculous

Pictaculous permite com que faça o upload da sua imagem e analisa as suas cores. Isto é ideal para um designer que cria vários gráficos ao mesmo tempo e gostaria de ver a sua aparência, sem ter de escolher manualmente a melhor combinação de cores.



Color Combinations and Color Schemes

Este site dá-lhe a opção para gerar combinações de cores ilimitadas e esquemas. Se já sabe pelo menos uma das cores que pretende usar, este site trata do resto.



Daily Colorscheme

Daily Color Scheme serve aos seus usuários um novo esquema de cores todos os dias. Isto pode ajudar a descobrir novas combinações de cores que ainda não tinha idealizado, também é uma grande fonte de inspiração de cores.



Color Palette Software

Esta é uma ferramenta avançada de paletes de cores que permite criar esquemas de cores bonitos e temas personalizados. Para começar a trabalhar com as cores tem um bloco de rascunho à sua disposição. Antes de começar a usar este aplicativo, certifique-se que usa o bloco de rascunho, este recurso permite armazenar todas as cores que está a trabalhar para uso posterior. Também tem uma ferramenta para extrair cores de fotos.



ColorExplorer

ColorExplorer é uma excelente ferramenta para se trabalhar com cores digitais. Trabalha-se com uma caixa de ferramentas colorida que permite rapidamente e facilmente criar, gerir e explorar diversas paletes de cores.



Kolur

Kolur é uma simples aplicação de cores mas eficaz, que permite procurar paletes de cores. As combinações e esquemas de cores apresentados dentro da sua galeria são únicos e deixa em aberto várias possibilidades por combinação.



Color Hunter

Color Hunter permite que faça o upload das suas imagens e ver as diferentes cores que estas contêm. Também, se pode navegar pelo seu esquema de cores.



Gray Bit

GrayBit é uma ferramenta de teste on-line criada para converter uma página web na escala de cinzentos, de maneira a se reconhecer visualmente certos contrastes entre elementos diferentes do layout.



ColorZilla

ColorZilla foi projectado para o Firefox, tem um conta-gotas avançado, um selector de cores bastante útil, um visualizador de paletes e outras ferramentas úteis e todo ao alcance do seu browser.



ColourMod

ColourMod foi lançado originalmente como um web-based DHTML “Dynamic Color Picker”. Com o avanço e a popularidade da interface do Mac, ColourMod agora pode ser encontrado no Dock. Com o ColourMod será capaz de analisar as cores no seu desktop, sites, gráficos, aplicações e muito mais.



Color Grab

ColourGrab permite teclar o URL de qualquer imagem online e esta aplicação vai dizer quais são as cores mais úteis e as melhores para essa imagem específica.



ColorMunki

ColorMunki é um tudo em um que lhe dá o controlo absoluto da cor e da ferramenta de criação de cores. Você é capaz de descobrir, escolher e comparar várias cores diferentes.



Sessions.edu Color Calculator

O Sessions.edu Color Calculator é uma roda de cores interactiva que permite a qualquer designer seleccionar cores em RGB, CMYK e HTML para a criação de esquemas de cores úteis. Pode utilizar a selecção de cores harmoniosas, para a criação de uma identidade corporativa ou qualquer outro projecto de design.

3 comments… read them below or add one

Júlia August 17, 2011 at 10:10 pm

Ola, boa noite:
relativamente ás 20 ferramentas de combinação de cores, que apresenta gostaria de saber qual considera a mais adequado e melhor, para por exemplo decoração de interiores.
poderá responder para o meu email.
obrigado
Júlia

João Alexandre August 18, 2011 at 7:57 am

Isso depende de muita coisa Júlia. De acordo com certa cor escolhida, pode-se ir ou não para as cores complementares, mas é muito subjectivo e depende do objectivo final (e da indústria).

Lucas Teles August 18, 2011 at 12:17 pm

Ótimo post, só pecou na falta dos links para acesso direto aos sites para nós já irmos testando enquanto vamos lendo o review.

Se puder por o link nos titulos fica nota 10!

Tá 9,9!

Leave a Comment

Previous post:

Next post:

(additional scripts)