logotipo micro logotipo m?dio logotipo max Dúvidas? Contacte-nos: logos@logoslogotipos.com.pt/912 138 283

10 Idéias para criar um Logótipo

by João Alexandre on September 22, 2010

in Teoria do logotipo

10 Idéias de Design de Logos

Para despertar os seus sentidos criativos

Já alguma vez quis desenvolver um logótipo, mas simplesmente não conseguia ter criatividade ou arranjar qualquer coisa de interessante? Ou amaldiçoar-se por não ter ideias para um novo logo quando é mais necessário?

Um logótipo é uma ferramenta imprescindível, que gera confiança, reconhecimento e respeito para uma empresa.

Uma idéia surge quando os seus pensamentos são organizados, e não existem limites criativos quando falamos de design de logos. Eu sei que dito desta forma, torna o problema ainda mais aberto, mas aqui a questão não é o quão perdido parece que nos sentimos, mas sim todas as possibilidades gráficas com que podemos brincar, e quem sabe, até chegarmos a um resultado que gostemos, a um logotipo eficiente.

Eis 10 pontos que podem ajudá-lo a encontrar uma ideia fantástica:

Logotipo

1. Coloque os seus pensamentos numa folha de papel
Um método eficaz de chegar até uma ideia do projecto do logótipo é projectar os seus pensamentos no papel. Enquanto pega na caneta e no papel, decida como deseja retratar a empresa aos clientes. Não importa o quão estranho ou incomuns pareçam os seus pensamentos, coloque-os cá para fora e mais tarde revê-os. Um pequeno pensamento pode levar a uma grande ideia, anote-os todos antes que se esqueça. Isto é basicamente o princípio por detrás de brainstorming.

2. Consulta e discussão
Nunca hesite em discutir sobre o projecto do logótipo com os seus amigos e familiares. Nunca se sabe quais as ideias que possam ter para o ajudar. Nunca rejeite a avaliação de um observador, mesmo que seja do seu filho ou outra pessoa que não tenha a sua experiência ou o seu curso. Uma análise antes de finalizar um projecto pode ajudá-lo a clarificar os seus pensamentos e dar-lhe mais ideias para trabalhar. Também pode consultar designers profissionais para orientação se tiver algum amigo seu na área.

3. Avaliar a empresa
Um logo bem sucedido é o eco do negócio, como ele actua e quais os bens e serviços que fornece. Cada área de negócios requer uma identidade a ser reconhecida e de estrutura totalmente distinta. Por isso é tão importante compreender cada tema básico da indústria, a fim de chegar a uma idéia concreta do logo e daquilo que vai parecer.

4. Olhos no alvo
Estudar o mercado alvo pode levar a uma ideia original de um >logo. O factor idade, poder de compra, nível de educação e um estudo completo da demografia, se bem que não sendo a resposta completa, são alguns factores que o podem ajudar a atingir uma ideia mais elegante.

5. O slogan é o eco do logo
O slogan de uma empresa é a repercussão da sua intenção e do nível de motivação do negócio. Normalmente, o slogan é acompanhado com o logótipo assim como um prato de arroz e batatas fritas o é com um bom bife. Muitos clientes usam um slogan cativante para se lembrar da empresa.

6. Pense de maneira diferente
Enquanto organiza ideias para o design do logo, estude sempre os logótipos dos concorrentes. Isto lhe dará uma ideia de como diferenciar o seu projecto do logo deles. Mas lembre-se que não deve andar longe do tema geral da indústria, nem demasiado perto, ou igual. Como você espera que os seus clientes reconheçam o seu logo se não é diferente da concorrência? Portanto deve estudar a sua concorrência, mas também fazer uma distinção clara deles.

7. Pense em associações
Quando tenta pensar numa ideia de design do logo, uma maneira eficaz é pensar em associações. Ligue o negócio ou o segmento do mercado que serve com coisas ao seu redor. Associando-o a cores, lugares e outros objectos podem levá-lo a uma ideia fascinante de um logótipo.

8. Brincar com as letras
Outra maneira de chegar a uma ideia do logótipo é usar as letras do nome da empresa. Adaptar as letras a uma forma que seja relevante para o negócio é uma óptima maneira de criar um logo. Isto pode lugar ao design de um logo bastante distinto.

9. Um pouco de inspiração pode fazer a diferença
Não dói olhar e admirar as obras dos outros. Às vezes um pouco de inspiração é tudo o que se precisa para arranjarmos uma idéia. Existem inúmeras inspirações de logótipos disponíveis na web, das quais pode obter inspiração. Além disso, deve manter os sentidos abertos para logótipos à sua volta, nunca se sabe de onde virá a inspiração.

10. Pense no futuro
O logótipo tem de ser flexível para que possa ser adaptado de acordo com todas as formas de negócio. Deve ser adaptável para que possa promover os produtos e serviços através de culturas. Adopte a ideia de um logótipo que é sucesso no futuro. Deve ser robusto e resistente.

Para acabar, eis em baixo algumas amostras de logótipos que seguem estas regras.


Exemplos logotipos

2 comments… read them below or add one

PATRICIA CARNEIRO April 26, 2011 at 11:48 am

GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇOES,DEU UMA CLAREADA NAS IDEIAS.MEU PROBLEMA AGORA TEM SIDO ESCOLHER UM NOME QUE AINDA NÃO EXISTA NO RAMO.TRABALHO COM CONFECÇAO DE BOLSAS PERSONALIZADAS E PROMOCIONAIS PRA EMPRESAS.

beto anisio September 15, 2011 at 2:32 am

preciso de uma logo legal…

José Alberto Anisio, adm empresas, contador, perito contabil

com meu nome, ou Fluxxus RH e consultoria

quanto custa

Leave a Comment

1 trackback

Previous post:

Next post:

(additional scripts)